No próximo domingo, dia 8, realiza-se o Douro Granfondo 2022, que regressa à data habitual, no primeiro fim de semana do mês de maio, após o adiamento da edição de 2020 e da de 2021 ter sido avançada no calendário para outubro último, ambas devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

PUB
Beeq

O evento organizado pela empresa BikeService, que garante ‘selo’ de qualidade, e dirigido a praticantes de ciclismo amadores, volta a ter partida e chegada a Peso da Régua (centro nevrálgico de todas as operações) e o percurso desenhado pela região do Alto Douro Vinhateiro, de 157 quilómetros de extensão e 2800 metros de desnível acumulado (Granfondo). O Mediofondo (109 km e 2350 m) e o Minifondo (57 km e 800 m) mantêm-se como provas ‘secundárias’.

O percurso do Granfondo

O percurso do Granfondo, nos seus primeiros dois terços, é ‘tirado a papel químico’ do da última edição (outubro de 2021), mas acrescenta-lhe uma subida no terço final – Tabuaço, com 11 km a uma inclinação média de 4,5% -, além de mais 15 km na extensão do traçado (num total de 152 km) e mais de 500 metros de desnível acumulado extras.

O trajeto arranca, como é também habitual, pela marginal do Douro, a partir de Peso da Régua, em direção ao Pinhão, por terreno plano durante cerca de 22 km. Conte-se com velocidade médias superiores a 40-42 km/h e muita tensão no seio do imenso pelotão.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Após isto, inicia-se a primeira subida categorizada (2.ª), São João da Pesqueira. São 14 km a uma inclinação média de 4,2%, com um máximo por média/km de 5,9%, ao terceiro quilómetro. No resto, a pendente é regular, entre os 5-3% (médios), suavizando no derradeiro quilómetro, em falso plano (1,4%). Aqui, o ‘calor’ vai disparar para níveis elevadíssimos de intensidade, a maioria vai entusiasmar-se, querer seguir ritmos quiçá superiores ao aconselhado, pelo que se sugere moderar. Serão sempre mais de 30 minutos de esforço contínuo – para a maioria 35, 40 ou mais… E porque ‘a procissão ainda vai no adro’!

No topo estarão cumpridos 40 km. Segue-se um planalto irregular com cerca de 10 km e uma pequena descida que leva à segunda subida, esta não categorizada. Chama-se Senhora da Estrada e tem 7 km a 2,3% médios, e termina ao km 58, quando surgirá uma descida rápida de 6 km que levará ao início da segunda contagem de montanha (2.ª cat.): Penedono.

A subida de Penedono tem 13 km a 3,5%, e difere essencialmente da primeira (S. João da Pesqueira) por ser entrecortada por dois quilómetros intermédios planos (7 e 8), culminando, à imagem daquela, em dois quilómetros de inclinação mais suaves (2,1 e 2,4%). No resto, os quatro quilómetros iniciais são os mais exigentes, embora sem ultrapassar os 6% médios (4 km).

PUB
Prototype

De qualquer maneira, as dificuldades não se esgotam nesta subida, que se atinge aos 82 km. Logo a seguir a uma pequena descida, segue-se uma igualmente curta, mas mais inclinada subida, coincidente com o ponto de maior altitude do Granfondo.

O que resta do percurso é um ‘parte pernas’, do km 96 ao 112, com mais do que meros topos (três), com cerca de 1,5 km de extensão e algumas ‘surpresas’ na inclinação (entre 6% e 7,5%, médios, que certamente endurecerão o nível de esforço, adicionado à acumulação da distância/tempo nesta fase adiantada da prova.

A exigência do traçado não acaba naquele ponto. A descida que se segue, da Desejosa, com 8 km e forte inclinação, além de altamente técnica (incluindo passagens em pavé), requer uma abordagem cautelosa. Atenção, porque algum excesso ou obstáculo imprevisto, aliados ao cansaço, podem levar a alguma desconcentração e provocar o acidente que não se deseja!

No final desta subida (perigosa, sublinhe-se!), volta-se à altitude mínima da prova, as margens do Douro, e far-se-á uma curta ligação à subida final do percurso: Tabuaço. Tem as mesmas características da primeira, S. João da Pesqueira, um pouco menos longa (11 km) e muito ligeiramente mais inclinada (4,5%). Todavia, a passagem pelo interior da vila (ao km 9; 130 do total do traçado do evento) é mais inclinada (8%) e em piso empedrado. Depois de sair de Tabuaço, restam 2 km para o topo da subida. Então estaremos com 133 km.

A seguir, 10 km de descida, rápida, mas não tão técnica como a da Desejosa, apenas com os 2/3 últimos quilómetros mais sinuosos. Prudência.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

No final, outra vez junto ao Douro para retomar a marginal, agora definitivamente em direção à meta na Régua, para os derradeiros 9 km a fechar este desafio.

GoRide.pt presente!

O GoRide.pt vai participar no Douro Granfondo e contar-te-á tudo sobre esta aventura sobre duas rodas. Fica atento!

Mais info:

  • dourogranfondo.com

Também vais gostar destes!