A Wilier é um daqueles fabricantes que, sem ser artesão de “puro estirpe”, também não pode ser enquadrado como de grandes séries, o que o coloca numa posição privilegiada: infunde segurança no comprador (especialmente naqueles que “não confiam” no que não é popular) e também dá um halo de exclusividade às “criaturas”.

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Prototype

Embora tenha equipado inúmeras equipas (tanto de estrada, como de BTT) ao longo da sua história, hoje talvez a mais notória seja a Astana-Qazaqstan, que está a participar na Volta a Espanha utilizando as bicicletas da marca italiana.

À semelhança de muitas outras marcas, a Wilier já tem modelos para 2023 no seu catálogo e, no caso das bicicletas de estrada, com uma gama alargada.

Wilier Filante SLR (desde 8.400 euros)

A Filante SLR é a bicicleta mais popular e mais exclusiva, a mais utilizada pela equipa cazaque e que tem como ponto mais marcante o quadro: uma mistura de bicicleta aero com traços de trepadora, que é a tónica do ciclismo competitivo atual. Basta dizer que até ao tamanho L a distância entre eixos não ultrapassa um metro.

Wilier Filante SLR réplica Astana-Qazaqstan

O desenvolvimento no túnel de vento, enfatizando especialmente ângulos de direção de +-20º, resultou num comportamento superior ao do modelo Cento10 Air: os novos perfis NACA, sem a parte traseira afiada, ajudam neste bom resultado.

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O modelo mais básico já conta com equipamento topo de gama, com transmissão Sram Force eTap AXS e rodas de carbono Wilier Triestina SLR42KC.

Mais informações: Wilier Filante SLR

Wilier 0 SLR/SL (desde 8.400 euros a SLR e desde 4.500 a SL)

Não te deixes enganar pela aparência do corte aero: a SLR é o modelo trepador da empresa italiana, em que o quadro apresenta formas minimalistas que imprimem leveza, sem descurar a rigidez necessária para transmitir toda a potência que é aplicada em cada pedalada. Isto pelo que explica a Wilier.

Este modelo também é oferecido com um quadro um pouco menos exclusivo (variante SL) devido aos materiais usados ​​na construção, mas não no design.

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Wilier 0 SLR

Se observarmos a geometria, notamos que as diferenças com os modelos aero – a Filante SLR – estão a tornar-se mais subtis: na geometria de uma e da outra as diferenças são mínimas.

Quanto aos componentes, a versão SLR está equipada com transmissões mais “elitistas” do que a SL, com o modelo básico disponível desde 8.400 euros (Sram Force eTap AXS); já a SL começa nos 4.500 euros (Shimano Ultegra).

Mais informações:

Wilier Cento10 SL (desde 4.000 euros)

A Cento10 SL pode gabar-se de ser dos modelos aero mais baratos da marca. Não economiza no design com perfis aerodinâmicos, mas muito elegantes, com um quadro de carbono que tem uma boa relação peso/preço e detalhes de modelos topo de gama, como a integração completa dos cabos.

Wilier Cento10 SL

Como mencionámos, o preço, considerando o design e a tecnologia aplicada ao quadro, é um dos mais justos da gama, começando nos 4.000 euros para a versão equipada com a transmissão mecânica Shimano Ultegra.

Mais informações: Wilier Cento10 SL

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Wilier Cento1 NDR (desde 2.500 euros)

Vamos descendo a “escadaria” dos preços, mas sempre com qualidade de fabrico nos quadros, aparentemente, e com uma orientação muito racing em todos os modelos. A Cento1 NDR, embora explore a componente endurance ou granfondo, continua ter um corte geométrico muito vincado.

Wilier Cento1 NDR

Por sua vez, o quadro vai perdendo pelo caminho detalhes dos modelos mais exclusivos: os cabos na direção estão à mostra, por exemplo… A versão mais básico da Cento1 NDR começa nuns razoáveis ​​2.500 euros para o modelo equipado com o básico Shimano 105 R7000.

Mais informações: Wilier Cento1 NDR

Wilier Superleggera (desde 5.200 euros)

Este modelo é algo especial no catálogo da Wilier. A Superleggera é uma sobrevivente do ciclismo mais clássico que poucas marcas se atrevem a explorar. A história por detrás desta marca permite oferecer esta verdadeira “jóia”… A sua estrutura em aço, os componentes “vintage”…

Wilier Superleggera

As transmissões “especiais” do século XXI, mas com uma estética clássica, fazem da Superleggera um objecto de desejo para coleccionadores ou para os saudosos do ciclismo ao longo da vida, que anseiam pela dureza de pedalar sem os avanços da atualidade.

Mais informações: Wilier Superleggera

Wilier Garda (desde 2.500 euros)

É um modelo inédito na gama do fabricante italiano, mergulhando na versatilidade de uma bicicleta granfondo. O quadro mantém a qualidade característica da Wilier e está “vestido” com componentes q.b., que dão origem a preços muito razoáveis ​​e que permitirão que mais utilizadores possam ter uma Wilier, à partida.

Wilier Garda Disc

Apesar de ser um modelo de entrada, o quadro tem um look muito moderno, com cabos totalmente ocultos e uma estética limpa… Recordando os genes competitivos, existem versões réplicas da equipa da Astana.

A Garda é uma bicicleta de endurance com uma geometria mais relaxada e que proporcionará maior conforto em percursos de muitos quilómetros, afirma a marca. O preço inicial é de 2.500 euros na versão com travões de pinças e transmissão Shimano 105, e 3.200 euros na versão com travões de disco e transmissão Shimano Ultegra.

Mais informações: Wilier Garda

Wilier GTR Team (desde 2.050 euros)

Wilier GTR Team

Para quem procura uma bicicleta com corte reativo a um preço baixo, esta GTR Team pode ser opção. Tanto na versão com e como na sem disco, a GTR Team oferece um quadro de carbono com geometria compacta. O foco é enfrentar as subidas!

Wilier GTR Team Disc

O desenho do quadro é mais clássico, deixando em parte os cabos visíveis. Os componentes são básicos no geral, embora ainda funcionais. Como referimos, existem versões com travões de pinças a partir de 2.050 euros com transmissão Shimano 105, e com travões de disco partir de 2.500 euros, também com Shimano 105.

Mais informações:

Wilier Turbine (desde 8.600 euros)

A Turbine pode ser a “arma perfeita” para provas e treinos de triatlo, embora, como podes imaginar, também é bicicleta a utilizar nos contrarrelógios das grandes voltas das equipas oficiais. Por esta razão, todos os “gadgets” de armazenamento são oferecidos opcionalmente.

Wilier Turbine

A Turbine, como mandam os cânones, foi desenvolvida no túnel de vento e, como a própria marca garante “foi desenhada sob quatro pilares fundamentais: aerodinâmica, eficiência de travagem, versatilidade no posicionamento do ciclista em cima da bicicleta e facilidade de transporte”.

O quadro é fornecido em várias tonalidades e cust 5.000 euros, existindo duas versões com uma configuração bastante equilibrada. Começam nos 8.600 euros com as especificações mais de entrada com a transmissão Shimano Ultegra Di2.

Mais informações: Wilier Turbine

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Fotografias: Wilier Triestina/Astana/Getty Images

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