Por vezes quase nos parece que o mundo do ciclismo vive obcecado com a questão do peso. O peso influencia o rendimento? A verdade é mesmo real e efetiva a sensação de que quanto mais leves os equipamentos forem mais rápido andamos. É um facto.

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“Quanto menos peso melhor, principalmente a subir”. Esta afirmação é aceite pela comunidade ciclista em geral, já que qualquer peso a menos será benéfico para andar mais rápido. Contudo, não é só a leveza do material que conta… O peso corporal tem uma palavra muito forte a dizer nesta discussão!

Mas, porque existem sempre diferentes opiniões em relação a este assunto (tal como em praticamente todos no mundo do ciclismo), decidimos listar aqui rapidamente as vantagens e desvantagens de que nos lembramos relativamente às formas como podemos reduzir peso a andar de bicicleta. Vamos a isso!

Redução do peso corporal

Se nos concentrarmos em reduzir o peso corporal para melhorarmos o desmepenho físico a andar de bicicleta, há limites que podem virar-se contra nós. Segundo autores da Universidade John Moore de Liverpool, no Reino Unido, a perda de massa muscular está associada a uma redução da energia produzida.

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Temos de conhecer que quantidade de gordura corporal estamos a perder e se com ela está a ir embora também músculo. Porque assim pode haver também uma maior limitação no oxigénio que segue para os nossos músculos. E sabemos que o desempenho começa a descer quando reduzimos a massa muscular…

Estima-se que os atletas têm aproximadamente entre 14 a 20% de gordura corporal no caso das mulheres e 6 a 13% nos homens. Para se manterem saudáveis, é recomendado estas percentagens nunca baixem dos 10% para as mulheres e 3% para os homens, sendo que a margem que resta ainda é grande.

Portanto, antes de tomar decisões mais drásticas, é importante fazer uma medição de gordura corporal e fazer um seguimento atento com a ajuda de profissionais de nutricionismo ou outros técnicos. Temos de ter sempre presente que o rendimento desportivo é o equilíbrio entre a produção de energia-potência e a saúde física.

Vantagens da redução do peso corporal:

  • Aumento de performance (além de perdemos gordura).
  • Maior motivação por termos uma sensação de leveza maior (inconscientemente podemos render mais fisicamente).
  • Desde que bem acompanhados, a redução de peso ajuda a que fiquemos mais saudáveis.

Desvantagem da redução do peso corporal:

  • Aqui, o principal ponto que encontramos é que uma obsessão e uma eventual falta de controlo na redução de peso e/ou na dieta pode levar a problemas de saúde.

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Redução do peso da bicicleta

O primeiro ponto a ter em conta é o tipo de utilização que fazemos da bicicleta, bem como o tipo de percursos e terrenos onde andamos. Estrada, BTT, etc… Isto porque a influência do peso da bike na performance depende efeitivamente do que fazemos com ela, com que regularidade e com que objetivos…

Podemos olhar da seguinte forma para as diferenças entre vertentes do ciclismo:

  • BTT e estrada numa perspetiva de performance a subir: ainda que seja um pouco subjetivo, aqui o peso tem sempre influência, seja na bicicleta, seja no ciclista. Sobretudo se os nossos treinos e voltas nos levam regularmente por subidas íngremes; aí, cada grama a menos conta, mas também conta estarmos fortes fisicamente e com os treinos em dia. Mas será mais benéfico ter uma bike o mais leve possível.
  • Estrada numa perspetiva mais aero: se gostamos mais de velocidades elevadas em terrenos mistos, com algum predomínio de planícies, talvez, então mais importante que reduzir peso na bicicleta será investir na obtenção de uma aerodinâmica mais eficiente. E isto consegue não só com quadros de tipo aero ou rodas de perfil alto, mas também tendo cuidado com o equipamento e a resistência que oferece ao ar.

Por outro lado, quando decidimos definitivamente que o caminho passa por reduzir o peso da bicicleta devemos ter atenção em que pontos fazemos alterações e/ou melhorias.

vez que tomamos a decisão de aligeirar o nosso quadro, temos de ter claro onde é que fazemos as melhorias. Como norma básica, podemos reduzir peso nas partes que mais influenciam o desempenho da bike. Em destaque dois aspetos fundamentais:

  • Um rolar mais fluido: reduzir peso nas rodas, nos cubos ou nos pneus é sempre bom, já que ajuda a ter mais controlo e a obter um rolar mais fluido.
  • Mais manobrabilidade: é recomendável reduzir peso em elementos que estejam longe do centro de gravidade da bicicleta, pois isso melhora o comportamento da bike, aumenta os índices de controlo e a estabilidade. Por exemplo, é sempre melhor tirar peso no selim, no avanço ou no guiador do que no pedaleiro.

Além disso, o peso das coisas que nos acompanham na bike também conta. Pensando no centro de gravidade, é sempre melhor levar itens como ferramentas, bombas de encher, bidons, etc, o mais próximo possível do centro de gravidade do quadro, para que desta maneira se faça sentir menos e não influencie o comportamento da bicicleta.

Vantagens da redução de peso da bicicleta:

  • Existe a possibilidade da bicicleta se tornar mais funcional, fluida e mecanicamente “saudável”.
  • À partida não será preciso tanto esforço físico para alcançar determinado nível de desempenho.

Desvantagens da redução do peso da bicicleta:

  • O processo implica sempre o gasto de dinheiro suplementar.
  • Se não soubermos o que estamos a fazer, estaremos a gastar dinheiro em vão e a fazer alterações que podem ou não surtir efeito.

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Por fim, esclarecemos rapidamente o que aqui se entende como centro de gravidade. É o ponto onde se aplica a soma de todas as forças de gravidade que regem o movimento da bicicleta. Peso adicional muito longe desse centro pode ser com que seja alterado o comportamento da bike.

Fotos: Commençal / David Cachón / Mavic / Lapierre / Scott

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