Uma bicicleta de gravel pode ser considerada “dura”, tendo em conta as suas características e os terrenos onde é suposto circular, certo? Já todos experimentámos e confirmámos isso, é mesmo assim. E até gostamos! Depois há modelos que integram sistemas de amortecimento, de certa forma, e outros que recorrem à ajuda de alguns periféricos para uma melhor “absorção” das vibrações e trepidações que vêm do terreno.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Ora, para uma bicicleta de gravel que não tem de origem nem uma coisa nem outras das referidas acima, eis que a marca Cane Creek sugere alguns periféricos que podem em particular dar alguma ajuda na melhoria da absorção das irregularidades do percurso. Falamos de dois avanços e de um espigão de selim.

São componentes de fácil instalação, pelas palavras da marca, e que não são apenas para a bicicleta de gravel, pois podem funcionar bem em bicicletas de ciclismo de estrada que por vezes tenham um uso mais all-road… É a linha de componentes eeSilk, composta por dois espigões de selim (os eeSilk Allroad e eeSilk+ Gravel) e por um avanço eeSilk.

Novos espigões Cane Creek eeSilk

Os espigões com sistema de amortecimento não são uma novidade, mas é certo que têm estado um pouco “desaparecidos”. No BTT parece que não são opção, pois existem outras formas de amortecer, pelo que o recente boom relativamente a este periférico está a ser causado pela moda do gravel, de certa forma.

Espigão eeSilk com 20 mm de curso.

A Cane Creek tem nesta gama dois espigões que se diferenciam pelo curso: há o eeSilk com 20 mm e o eeSilk+ com 35 mm.

PUB
Equipamentos GSG

O sistema de suspensão propriamente dito baseia-se em dois paralelogramos que comprimem um elastômero. O sistema oferece um movimento horizontal e vertical que faz com que as vibrações e pequenos solavancos vindos do terreno sejam minimizados nesta zona da bicicleta.

Espigão eeSilk+ com 35 mm de curso.

Estes espigões estão disponíveis em vários diâmetros e podem ser em alumínio (desde 345 gramas no eeSilk e 373 gramas no eeSilk+) ou em carbono (desde 295 gramas no eeSilk e 323 gramas no eeSilk+).

PUB
Nova Trek Top Fuel

Vídeo que mostra o funcionamento do espigão eeSilk da Cane Creek:

The All-New eeSilk Carbon and eeSilk Seatpost

Avanço Cane Creek eeSilk

Os elastômeros inseridos entre a parte vertical do avanço que é encaixado na direção e o próprio periférico são suficientes para suportar até 20 mm de absorção vertical, já que, através de uma pequena alavanca, podes regular o referido curso. Diz a marca que este sistema oferece um amortecimento “que permitirá aproveitar voltas maiores com menos cansaço”.

Os elastômeros em causa podem ser substituídos para adotar diferentes comportamentos, e isto sem a necessidade de ter de desmontar o guiador. De As firmezas são diferentes em função da longitude do avanço escolhido. O avanço é oferecido em três longitudes diferentes: 90, 100 e 110 mm. Por sua vez, o ângulo é apenas um: +6º.

E, como fabricante de corte artesanal que é, a Cane Creek tem também à venda uma versão especial de lançamento deste avanço (com um acabamento polido e prateado): é o Lauch Limited Edition.

PUB
Specialized Epic 8

Vídeo que mostra o funcionamento deste avanço Cane Creek :

Mais info: 

Também vais gostar destes!