“Com que frequência se tem oportunidade de seguir a roda de um campeão mundial? Deixe-me adivinhar – quase 0% de probabilidades. Mas durante os estágios de treino de inverno é possível encontrar corredores profissionais e até rodar com eles por alguns minutos se se tiver força nas pernas. Felizmente, gravo quase todos os meus passeios na GoPro, por isso posso partilhar este vídeo.”

PUB
Giant TCR 2024

Com este comentário, um ciclista amador, o ucraniano Artem Shcherbyna, apresenta o vídeo, de sua autoria, que publicou recentemente no YouTube, em que filma a seguir a roda de Remco Evenepoel durante num treino, em subida. “Uma série de 12 minutos com acelerações do campeão do mundo.”

O corredor da Soudal Quick-Step rodava pelas estradas de Alicante, em Espanha [poucos dias antes da partida para a Argentina onde se prepara para defender o título na Volta a San Juan (22 a 29 de janeiro)] e o ciclista amador, munido de uma câmara, “agarrou” a sua roda e foi capaz de aguentar um nível médio de potência quase sempre superior a 300 W com fases a mais 400 W e picos acima de 700 W durante cerca de três minutos.

E parecia ser capaz de resistir mais tempo, mesmo a 180 de pulso. No entanto, Evenepoel, notando a presença na sua roda, pediu-lhe para se afastar, de forma… civilizada. E o amador respeitou… De qualquer modo, após a publicação do vídeo abriu-se um acesso debate nas redes sociais sobre a atitude de Shcherbyna.

Também vais quer ler…

Tour Down Under: Pello Bilbao vence etapa, Jay Vine assume liderança [com vídeo]

Fotografia: Instragram artem4ik19

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!