“É algo à parte”, diz a marca norte-americana. De facto, uma elétrica de estrada abre novos horizontes na prática da modalidade. Talvez por isso, não houve atraso na atualização para 2022 destas Specialized Turbo Creo SL, já disponíveis.

PUB
Orbea Genius Dealers

A Specialized lança então os modelos S-Works Turbo Creo SL, a topo de gama, bem como as Turbo Creo SL Expert e a Turbo Creo SL E5 Comp, em diversos patamares de valores, mas com garantias de que se trata de uma elétrica de estrada com tudo o que é preciso. Já lá vamos.

Antes de detalhar resumidamente cada modelo, dizer que se mantêm os quadros em carbono FACT 11r, o sistema Future Shock 2.0 (uma espécie de mini amortecedor integrado por baixo da caixa de direção) e o motor SL 1.1 concebido pela própria Specialized e que o fabricante garante poder fazer 195 km com uma única carga (com o auxílio da app Mission Control, que gere automaticamente a autonomia).

Mais novidades? A nova versão da unidade MasterMind TCU2, integrada no tubo superior, apresenta um ecrã digital que substitui as barras LED para mostrar o nível da bateria, a potência momentânea do ciclista e a potência do motor.

PUB
Giant TCR 2024

Caso haja uma ligação por Bluetooth Smart ou ANT+, tudo o que ali aparece pode ser gerido com a já referida aplicação Mission Control, incluindo alternar entre múltiplas páginas de dados com ação através do Turbo Road Remote no guiador.

Por sua vez, a tecnologia MicroTune faz a  estreia nesta Turbo Creo SL 2022. O sistema permite fazer incrementos de 10% de potência no motor a partir do referido Turbo Road Remote.

Mas as atualizações não param aqui. A equipa da Specialized criou as seguintes montagens para retirar o máximo proveito de toda a sua performance.

PUB
Orbea Genius Dealers

S-Works Turbo Creo SL

Atentemos na topo de gama, a Specialized S-Waroks Turbo Creo SL (13.000 euros), pois é o extremo do material e componentes que podemos encontrar nesta novidade recente. Além do carbono FACT 11r do quadro, o Future Shock 2.0 de amortecedor hidráulico não podia faltar.

Esta é uma montagem 1x com transmissão Sram Red AXS eTap, cassete 10-44t, além de contar com rodas Roval Terra CLX Disc em carbono e pneus de 30 mm S-Works Turbo. Quanto a periféricos, destaque para o guiador S-Works Carbon Hover, para o avanço S-Works Future Stem e para o selim Body Geometry S-Works Power.

O motor SL 1.1 debita até 240 watts, tal como nos outros dois modelos, e a autonomia ronda os 130 kms, diz a Specialized, sendo que o Range Extender vendido em separado poder dar para até mais 65 kms. Todas as características no site da Specialized.

Por lá encontramos ainda a Turbo Creo SL Expert 2022 (8.700 euros), com transmissão Sram Rival XPLR, rodas Roval C38 e pneus Turbo Pro 30 mm, e a mais acessível Turbo Creo SL E5 Comp (4.600 euros), com Shimano GRX RX600 mecânico, rodas DT Swiss R470 e pneus Turbo Pro 30 mm, também.

Versão Expert

PUB
Cube Stereo ONE

Versão E5 Comp

Mais info:

Também vais gostar destes!