A Cervélo lançou versão renovada da sua bicicleta de estrada clássica R5, que apresenta uma frente modificada, quadro mais leve e alguns outros detalhes. O objetivo é alinhá-la com a melhor concorrência da atualidade.

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Já tínhamos observado o que parecia ser a nova Cervélo, em abril, então usada por Primoz Roglic no La Flèche Wallonne, que admitimos ser a evolução da R5. Confirma-se, e esta terça-feira a Cervélo lançou oficialmente esse renovado modelo.

Após receber feedback dos corredores da Jumbo-Visma, a Cervélo foi contra a corrente dos fabricantes de bicicletas de topo de gama e renovou a R5 com foco no conforto e não na rigidez. Todavia, não quer dizer que a R5 seja menos rígida, em termos de pedalada, uma vez que dispõe dos mesmos perfis de tubulação na seção inferior do quadro. O feedback dos ciclistas da equipa neerlandesa incidiu sobre a extremidade dianteira da bicicleta. Ao alterar a configuração e as formas do tubo ao redor do tubo superior, os designers da Cervélo afirmam terem sido capazes de tornar a bicicleta mais ‘tolerante’ em longas corridas, treinos ou saídas domingueiras.

A revista construção do garfo, com rigidez longitudinal reduzida, sem afetar a rigidez lateral, também teve influência nas mudanças de características da dianteira da bicicleta. Tom Dumoulin, que aparentemente foi o mais ativo na participação de lacunas da R5 anterior, realizou grande parte dos primeiros testes da nova versão e afirma que a bicicleta foi muito melhorada.

Embora a relação entre rigidez e conforto possa não ser consensual, não há discussão de que mais leve é ​​melhor, especialmente nas bicicletas premium. A Cervélo afirma ter emagrecido 130 g o quadro da nova R5, para 703 g (em tamanho 56 cm), a que se tem de acrescentar o peso do garfo: 329 g. Esta economia de 16 por cento é complementada por reduções no guiador/avanço (12 g) e no espigão do selim (20 g), tornando a R5 muito mais fácil de atingir o limite de peso mínimo de 6,8 kg da UCI.

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A aerodinâmica não foi especificada pela Cervélo, mas os cabos são internos e os componentes integrados, mediante cockpit redesenhado. A renovada Cervélo R5 é compatível apenas com grupos eletrónicos, Shimano Dura-Ace Di2, SRAM Red AXS, Shimano Ultegra Di2 e SRAM Force AXS.

A atualização final é um aumento do espaçamento do quadro para pneus. A R5 cessante já tinha ‘folgas’ bastante generosas (para uma bicicleta de estrada) de 30 mm, mas o fabricante aumentou-as para 34 mm. A geometria do quadro permanece inalterada.

A nova R5 vem com rodas de carbono desenvolvidas em parceria com a Reserve. O rodado apresenta uma combinação de jantes, dianteira e traseira, de 34 mm/37 mm de altura com cubos DT Swiss 240. Peso do conjunto: 1300 g e é tubeless ready.

As bicicletas equipadas com grupos Shimano Dura-Ace R9200 e SRAM Red eTap AXS virão com rodas com cubos DT Swiss 240, enquanto as Ultegra e Force recebem DT Swiss 370s mais acessíveis.

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