Os holandeses da Tiler, em colaboração com a Universidade Tecnológica de Delft, Países Baixos, desenvolveram um sistema para carregar a e-bike que dispensa totalmente os fios.

PUB
Cube Stereo ONE

É o Tiler Charge, um sistema que surge dividido em dois componentes, por assim dizer: o primeiro componente (estático) é uma placa metálica de carga que deve ser instalada no pavimento, resistente aos elementos meteorológicos e que ligada a uma rede central de carregamento de bicicletas pública.

O segundo componente (integrado na própria bike) é uma espécie de mini cavalete composto por duas patas e que inclui os itens que são necessários para a ligação do elemento anterior à bateria.

Vídeo del funcionamiento del sistema de carga “Wireless” de Tiler:

Wirelessly charging e-bikes - PARK CHARGE GO

À partida, este é um sistema que foi pensado para os serviços de aluguer de bicicletas elétricas. Principalmente para os serviços desse género que contam já com uma vasta frota de bikes, como são exemplos as bicicletas que algumas Câmaras Municipais disponibilizam para utilização nas grandes cidades. O propósito principal passa por facilitar a forma como os utilizadores podem colocar e retirar as bikes das respetivas estações de carga.

A marca assegura que é possível recarregar totalmente a bateria de uma bicicleta elétrica no mesmo tempo que acontece com os carregadores fornecidos de origem (ou pelo menos aproximadamente), os mesmos que são utilizados na carga de uma e-bike “normal” que temos em casa.

PUB
Nova Trek Top Fuel

A pensar precisamente nessas, a Tiler está a desenvolver um outro sistema do género, uma versão melhorada, que promete duplicar o poder de carga sem fios, o que permitirá reduzir para metade o tempo de carga.

Além disso, neste sistema já existente, a Tiler afirma que facilita toda a parte operacional, já que se encarrega de toda a instalação dos sistemas e da respetiva manutenção.

Mais info:

Também vais gostar destes!