A neerlandesa Puck Pieterse e o sul-africano Alan Hatherly venceram este fim de semana as provas de XCO de elites no Campeonato Mundo XCO, que tiveram lugar em Pal Arinsal (Andorra).

PUB
Specialized Levo

E refira-se que as condições metereológicas influenciaram o decurso normal das corridas: como a previsão era de tempestade e mau tempo, a prova masculina decorreu primeiro e somente depois avançaram com as provas das senhoras (tanto em elites como em sub-23, que correm ao mesmo tempo). Por sorte a previsão não se concretizou e as condições para o espetáculo foram perfeitas.

E a primeira protagonista foi então Puck Pieterse, que é agora a nova campeã do mundo de XCO! A neerlandesa saiu muito bem e formou-se um grupo com ela e também Alessandra Keller (Suíça), Candice Lill (África do SUl) e Savilia Blunk e Hayley Batten (EUA). A campeã olímpica Pauline Ferrand-Prévot (França) também lá ia.

Após o azar de Evie Richards (Reino Unido), que caiu logo na primeira secção de pedras, foi precisamente Ferrand-Prévot que começou a descolar do grupo, não aguentando o ritmo.

Pieterse seguia na frente, defendendo bem ataques como o de Candice Lill à 3ª volta, por exemplo. Aliás, tanto Lill como outras pretendentes ao pódio “lutaram” bastante ao longo de toda a corrida, com vários ataques e contra-ataques. Martina Berta (Itália), Candice Lill, Anne Terpstra, Loana Lecomte…

No final, as três primeiras posições ficaram assim arrumadas, com o 3º posto a ser sem dúvida uma surpresa:

PUB
Orbea Genius Dealers
  1. Puck Pieterse (Países Baixos), 1.09:41
  2. Anne Terpstra (Países Baixos), +0:59
  3. Martina Berta (Itália), +1:19

Na corrida masculina, Alan Hatherly deu a primeira vitória do género à África do Sul. Victor Koretzky (França) e atletas como Jordan Sarrou (França), Mathias Flückiger (Suíça) e Luca Schwarzbauer (Alemanha) tomaram a iniciativa de fazer mexer a corrida logo no início. E com um ritmo relativamente elevado!

Tal foi o ritmo que nomes como Nino Schurter, Christopher Blevins e Sam Gaze não conseguiam sequer acompanhar o grupo da frente… Perto do fim, penúltima volta, Hatherly e Koretzky tinham sete segundos de vantagem sobre Tom Pidcock e Charlie Aldridge. Logo a seguir, Mathis Azzaro e Luca Braidot estavam a cerca de meio minuto.

Koretzky atacou primeiro, Hatherly ripostou e foi o sul-africano que levou a melhor. Assim ficou o pódio masculino em elites:

  1. Alan Hatherly (África do Sul), 1.09:51
  2. Victor Koretzky (França), +0:22
  3. Tom Pidcock (Reino Unido), +0:39

Os portugueses em ação!

De acordo com informações disponíveis no site da Federação Portuguesa de Ciclismo, Raquel Queirós foi a 41.ª classificada na prova feminina de elite, sendo que a participação lusa ficou marcada pelas quedas de três dos seis corredores portugueses que estiveram em competição.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Raquel Queirós caiu na 2ª volta, o que a fez perder 22 posições; ainda assim conseguiu terminar na volta da vencedora Puck Pieterse, ficando na posição 41 e a 8m27s. Já Ana Santos, em sub-23, ficou no 33º lugar.

Quanto aos homens, Rafael Sousa, em sub-23, abandonou à 2ª volta (após queda); também em sub-23, João Cruz foi o 50.º classificado. Em elites, Ricardo Marinheiro também caiu e ficou no 66º lugar, a duas voltas do vencedor Alan Haterly. Já Roberto Ferreira ficou na 53ª posição.

Mais info e classificações de todas as provas:


Crédito das imagens:

Também vais gostar destes!