Já é conhecido o calendário de BTT da Taça do Mundo para 2023 e desde logo com uma grande novidade. A UCI anunciou que, numa ronda, todas as vertentes vão disputar-se no mesmo local, em Haute-Savoie, num evento que durará dez dias.

PUB
Giant TCR 2024

Será a primeira vez que tal irá acontecer, com a escolha da região francesa a ser explicada pelo presidente da UCI, David Lappartient: “Ainda temos na memória as imagens incríveis e o ambiente do Mundial de BTT de 2022 em Les Gets e estamos entusiasmados por regressar a Haute-Savoie no próximo ano para a Taça do Mundo de BTT.”

“A região já recebeu as disciplinas da Taça do Mundo noutras ocasiões e também duas edições dos Mundiais de BTT, o que demonstra o seu forte compromisso com o desporto”, acrescentou.

“Com a ronda em Les Gets, que irá juntar todos os formatos de BTT, iremos mais uma vez beneficiar da fantástica organização e entusiasmo que caracteriza a região de Haute-Savoie, que também irá receber a segunda edição dos Mundiais de Ciclismo em 2027”, recordou o responsável no comunicado, referindo-se aos Mundiais que juntam todas as modalidades de ciclismo num local, como vai acontecer pela primeira em 2023, em Glagow, na Escócia.

O XCO, XCC e o downhill vão disputar-se em Les Gets, enquanto as provas de XCM, enduro e e-enduro vão realizar-se em Châtel e Morzine entre 7 e 17 de setembro.

A temporada da Taça do Mundo da UCI vai arrancar na Austrália, na região da Tasmânia, com dois fim de semanas consecutivos de enduro (25 e 26 de março e 1 e 2 de abril).

A época prosseguirá na Europa, com nove rondas agendadas, antes dos corredores terem de viajar para o continente americano, no final de setembro e início de outubro, para as provas nos EUA e Canadá.

PUB
Orbea Genius Dealers

Há também outra novidade no XCM e no enduro a destacar. A UCI anunciou que haverá provas para atletas amadores, sem que seja necessária qualificação. No XCM a medida vigorará nas quatro corridas do calendário, já no enduro será em seis das sete. A saber: Maydena e Derby (Austrália), Finale Ligure, Val di Fassa Trentino, Loudenvielle e Châtel/Morzine.

O organismo explicou ainda que no enduro haverá pontos em disputa para estabelecer um ranking e os melhores corredores poderão ser recompensados com uma entrada numa competição de elite.

Confere o calendário completo na imagem em baixo.

Imagem: UCI

Também vais querer ler…

Tudo sobre as etapas da Mediterranean Epic 2023 [com vídeo]

PUB
Pirelli

Fotografia: Facebook UCI Mountain Bike

Também vais gostar destes!