Henrique Avancini conquistou o Santader Brasil Ride Bahia 2022. O brasileiro da Cannondale Factory Racing liderou do primeiro ao último dia, com o português Tiago Ferreira a ser quem mais luta deu, terminando na segunda posição na prestigiada corrida por etapas de BTT.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

“Feliz e grato por esse momento e o que significa para mim…”, escreveu Avancini no Instagram. Um vitória que fica para a história do Brasil Ride Bahia, pois foi a primeira vez que teve as categorias de solo masculino e feminino. Normalmente, a prova era disputada em pares.

O Brasil Ride Bahia acabou por ter menos uma etapa do que o previsto. Devido à chuva, a tirada de segunda-feira foi adiada para o dia seguinte, o que significou a redução da prova para seis tiradas. No entanto, nunca houve nada que abalasse a confiança e forma de Avancini, que resistiu à forte concorrência.

No último dia, este sábado, o brasileiro foi segundo nos quase 30 quilómetros (496 metros de acumulado) em Arraial d’Ajuda, a quatro segundos do vencedor, Gustavo Pereira (Specialized Racing BR).

Tiago Ferreira (DMT Racing Team by Marconi) foi sexto, a 2:35 minutos do vencedor, atrás de Edson Júnior (Caloi Henrique Avancini Racing), com ambos a terem o lugar no pódio final assegurado.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

O português ficou a 10:20 minutos de Avancini e o brasileiro a 11:34. Outro português fechou o top dez. Filipe Francisco (DMT Racing Team by Marconi) terminou a 1:08.33 horas do vencedor.

O campeão do mundo de XCM de 2016, ficou “muito feliz” com o seu resultado. “Termino a corrida no segundo lugar da geral atrás de um super Henrique Avancini que mostrou clara superioridade ao longo de toda a corrida muitos parabéns pela vitória!!! Parabéns também ao Edson Júnior pela fantástica corrida que fez”, escreveu nas redes sociais, após aquela que foi a sua última corrida em 2022.

Na categoria feminina, a brasileira Marcella Toldi foi a indiscutível vencedor, venceu em quatro etapas, ainda que não na última. A espanhola Anna Jördens (Doctore Bike 2) ganhou, com Toldi a cortar a meta apenas dois segundos depois.

PUB
Giant TCR 2024

Na geral, não houve discussão. A segunda classificada, a alemã Naima Diesner, ficou a 1:16.17 horas de Toldi, com a brasileira Daniela Costa a segurar o último lugar no pódio, a 1:46.02.

As portuguesas Ilda Ferreira (Casa Myzé Team) e Andreia Freitas (BTT Seia) foram sexta e sétima classificada, a 4:35.46 e 5:13.21, respetivamente.

Celina Carpinteiro e o brasileiro Thales Souza (BTT Loulé Elevis Seleção Castroalvense MTB) foram os vencedores na dupla mista. Na categoria de dupla master, os portugueses Valério Ferreira e Carlos Ramos (VF Osteo Trepanelas Barbot) ficaram na segunda posição.

Podes ver mais fotografias do Brasil Ride Bahia no Facebook da prova.

Fotografias: @ngfotos/@wtogumi/@nicooferri/@alemaosilvafoto/@robelinky/Facebook Brasil Ride

Também vais querer ler…

Bikes dos Prós: a MMR Kenta SL de Raquel Queirós e Lucía Gómez [com vídeo]

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!