A etapa inaugural da Taça do Mundo UCI de XCO 2022, em Petrópolis, Brasil, foi já há uma semana, mas é um facto que ainda se fala e escreve muito sobre a 33ª vitória alcançada pelo incrível Nino Schurter. O atleta conta muito, sabemos bem, mas também é importante… a bicicleta!

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Por isso, está na altura de detalhar um pouco a Scott Spark RC World Cup EVO AXS (a edição especial N1NO) que a equipa Scott Sram tem à disposição de Schurter em cada prova desta temporada!

A versão de origem, que custa mais de 10.200 euros, vê-se aqui personalizada com uma pintura escolhida pessoalmente pelo suíço: o tom negro predominante serve de fundo a vários efeitos gráficos e a uns “toques” brilhantes que dão ao quadro um efeito multicor bastante apelativo.

Esses “brilhantes” estão presentes também na parte inferior das escoras e parecem querer combinar com as cores arco-íris na corrente e na cassete Sram XX1. Nas partes mais interiores do quadro encontram-se autocolantes com os locais onde Schurter alcançou os seus nove títulos mundiais.

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A transmissão instalada na bicicleta é o conjunto eletrónico Sram XX1 AXS que está na versão de origem, com especial destaque para uma relação adaptada às poderosas pernas do suíço: o preto 32t de origem é substítuido por um 38t!

Assim, quase parece normal que a cassete seja uma 10-50t. Os crancks em carbono integram um medidor de potência e está montado um guia de corrente, algo que não aparece na bicicleta de venda normal.

Outra alteração a ter em conta é a instalação de um espigão de selim telescópico: a World Cup Evo de série tem um Fox Transfer SL Performance, mas Nino prefere o o RockShox Reverb AXS (eletrónico). É normal, assim, que em vez do comando que o aciona, situado junto do comando Twinloc das suspensões, esteja um Blip (um botão também usado noutras vertentes e noutros tipos de bicicleta) próprio para esse efeito.

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Podemos afirmar que Nino tem sido um dos percursores de tanto “apetrechos” instalados numa bicicleta de XC. Exemplo? Quando ainda nada no BTT passava dos 21 mm de largura, eis que Schurter começou a “roubar” do catálogo de um dos seus fornecedores na altura, a DT Swiss, rodas típicas de bikes de all mountain (com larguras que hoje são perfeitamente utilizadas no XC).

Neste caso, as rodas são as Syncros Silverton SL 2CF (quando a versão de origem tem umas Syncros Silverton 1.0S), um modelo do tipo çea integral em que os raios estão integrados diretamente nos aros em carbono, uma construção que permite poupar muito peso e aumentar bastante a rigidez, refere a marca. Largura de 30 mm.

Os travões Shimano XTR da versão normal passaram a ser uns Sram Ultimate nesta versão N1NO com parafusos às cores e manetes em carbono. Pinças de dois pistões.

Por fim, como não poderia deixar de ser, o guiador Syncros Fraser iC SL. É “estranhamente” estreito, com apenas 700 mm, mas com avanço de 90 mm e uma inclinação negativa muito acentuada (40º). Os pedais são uns HT M1 com acabamento Oilsick.

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Prototype

Ficha técnica da Scott Spark RC WC EVO AXS N1NO:

Quadro: fibra de carbono HMX // Suspensão frontal: Rock Shox SID Ultimate 120 mm // Amortecedor: RockShox Nude 5 RLC3 120 mm // Transmissão: Sram XX1 AXS (pedaleiro XX1 com potenciómetro / Prato:38t / Cassete: 10-50t) // Travões: Sram Level Ultimate // Rodas: Syncros Silverton SL 2 CF // Pneus: Maxxis Aspen 29”x2,40” // Travões: Sram Level Ultimate // Espigão: RockShox Reverb AXS // Guiador: Syncors Fraser iC SL 700 mm // Peso declarado na versão de série: 10,30 kg

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