O canadiano Brett Rheeder venceu uma das competições de freeride mais emblemáticas do planeta: o Red Bull Rampage 2022. Embora todos os corredores que competem nesta prova o faça com a intenção de conquistar a vitória, Rheeder comentou no final que vencer não estava nos seus planos. E é claro que a sua bicicleta – uma Commencal FRS – tinha de estar perfeita.

PUB
Pirelli

“Para ser honesto, não vim aqui para ganhar. Só queria garantir que fosse o que fosse que fizesse, seria para mim”, afirmou depois de ganhar em Virgin, Utah (EUA). Seja qual for a intenção dos corredores, as bicicletas têm que ter uma preparação exaustiva, pois vão ser submetidas a uma exigência brutal do primeiro ao o último metro.

A Commencal FRS de Brett Rheeder não foi exceção e da empresa de Andorra asseguram que teve uma dedicação minuciosa, com características que a diferenciam de outros quadros. Talvez o mais marcante seja o uso de uma suspensão frontal simples, de apenas um sector, e não uma destemida com coroa dupla, como é normal se usar ​​nesta competição (e no downhill).

A suspensão Öhlins RXF38, muito comum no enduro, está na parte da frente da FRS de Rheeder, com roda de 27,5″. Outra das peculiaridades desta bicicleta é que tem uma configuração de roda mullet, mas com 27,5″ na frente e 26″ atrás.

PUB
Beeq

A marca realizou algum trabalho no braço oscilante traseiro para adotar esse diâmetro (como padrão a FRS instala rodas de 27,5″ em ambos os eixos) muito ao gosto dos freeriders, o que permite encurtar a distância entre os eixos um pouco mais e tornar a bicicleta mais fácil de manusear ​​no ar.

No sistema de suspensão traseiro, o amortecedor também é fornecido pela Öhlins, e é o modelo de mola TTX22M. Outros componentes, como a transmissão, são herdados da bicicleta de série: o conjunto Sram GX DH foi a opção selecionada, neste caso.

Outro dos detalhes que costumam marcar as bicicletas que competem no Red Bull Rampage é a decoração: a Commencal FRS de Brett Rheeder foi decorada pelos especialistas da @livingthisbikelife: sobre uma base amarela, a bicicleta apresenta detalhes gráficos “florais” em preto. E o nome do atleta não podia faltar.

Mais info:

Também vais querer ler…

Bikes dos Prós: a MMR Kenta SL de Raquel Queirós e Lucía Gómez [com vídeo]

PUB
Giant TCR 2024

Imagens: Robin O’Neill e Samantha Saskia Dugon/Red Bull Content Pool / Commencal 

Também vais gostar destes!