Nas bicicletas de gravel, nem tudo tem de ser fibra de carbono e performances desmesuradas. Até porque esta vertente do ciclismo nasceu com base noutra abordagem: a aventura. A pensar nisso, e por contraponto a outros modelos da marca, eis a nova Trek Checkpoint ALR 5 Driftless 2023.

PUB
Orbea Genius Dealers

Esta bicicleta de gravel baseia-se num quadro de alumínio (Alpha Serie 300) que oferece uma relação qualidade-desempenho-preço bastante interessante, visto que o preço desta versão é de 2.999 euros.

Este segmento “adora” quadros em carbono, mas versões mais baratas com quadro em alumínio são sempre bem-vindas junto de quem dispõe de um orçamento mais reduzido…

Esta bicicleta pesa 9,6 kg, um patamar de peso muito bem conseguido se tivermos em conta o alumínio no quador e os níveis de equipamento.

Edição para a aventura…

A Driftless é uma edição limitada, pelo que há alguma exclusividade aqui: uma pintura especial (com o poderoso nome de Satin Cobra Blood), um design fora do comum (no qual podemos ver mapas topográficos como elementos visuais…) e tonalidades quentes, que fazem lembrar os desertos.

PUB
Prototype

Mas nem tudo é estética. Esta versão da Checkpoint ALR Driftless está preparada para a aventura e para oferecer um controlo equilibrado seja qual for o terreno que enfrentes, refere a Trek.

O espigão telescópico Easton EA70 AX (com 50 mm de curso) é um exemplo de componente instalado de origem e que mostra claramente qual o foco principal desta gravel, permitindo ao ciclista adotar posições de controlo mais seguras também quando o terreno se torna mais “instável”.

As rodas são em alumínio, umas Bontrager Paradigm, mostrando uma grande resistência aos terrenos mais inóspitos. São tubeless fazem-se acompanhar dos pneus Bontrager GR2 Team Issue de 700x40C, num “grande compromisso entre boa aderência e um rodar fluído”, explica a marca.

PUB
Cube Stereo ONE

Quanto à transmissão, não se complica: grupo Shimano GRX RX810 em configuração 1x (prato 40t e cassete 11-42t), que tão bons resultados tem vindo a apresentar nos muitos modelos de gravel onde está instalado.

Para o bikepackaging, que é a abordagem principal da bicicleta, o quadro vem com várias montagens preparadas para instalar sistemas porta-bagagem, grades de bidon e bolsas de viagem. Capacidade de carga assegurada.

No mesmo sentido prático, destaque para a utilização de um avanço compatível com o sistema Blendr da Trek, pensado para o uso de vários acessórios compatíveis de forma direta e simples.

PUB
Beeq

Abaixo está um belo vídeo que a Trek partilhou recentemente, uma aventura pelo deserto do Arizona, nos EUA. “‘Never in the way’ é a mais recente curta-metragem da Anthill Films. Nico, um mensageiro de bicicleta de Chicago aventura-se no deserto do Arizona com a sua Trek Checkpoint para ‘desligar’ e explorar uma paisagem desconhecida e completamente diferente do caos quotidiano da cidade. De Flagstaff até Phoenix, Nico desfruta, guiado pelo seu espirito aventureiro, livre de horários e compromissos”, descreve a Trek.

Mais info:

Também vais gostar destes!