Já sabemos o que vem com esta e-BTT da Olympia: a “superbateria” Powernine 900, de 900 Wh, que pesa o mesmo que baterias de 630 Wh das gerações anteriores da marca. Mas há  muito mais nesta Olympia Karbo de 2023, pronta para os mais exigentes trilhos de trail.

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O fabricante italiano muda o design do quadro nesta gama e também a geometria, consequentemente. O quadro é uma peça única feita com carbono T800 e recorrendo às tecnologias EPS da Olympia, para “reduzir o peso e aumentar a rigidez”. Mas o triângulo traseiro é em alumínio 6061, atenção.

Neste modelo encontramos mais uma vez a característica estrutura de suspensão total em que o amortecedor traseiro está integrado no top tube, como que “atravessando” este tubo do quadro. Engenhoso. A par disso foi também reduzida a distância do tubo horizontal ao solo, baixando o centro de gravidade do rider.

O referido sector traseiro, especialmente as escoras, têm 438 mm (443 mm nos tamanhos L e XL, e prometem uma posição mais equilibrada no selim e uma e-bike de montanha mais manuseável a descer e a saltar, explica o fabricante.

O referido amortecedor traseiro tem 160 mm nesta configuração 12S da Olympia Karbo, é o RockShox Super Deluxe Select+. A posição e integração no quadro ajuda a reduzir a exposição aos detritos, assumindo também um look mais uniforme a nível estético, de certa forma, já que “sai” das escoras e “entra” pelo tubo superior.

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Do ponto de vista técnico, diz a Olympia que este sistema traz uma curva de compressão mais progressiva quando comparado com o sistema de gerações anteriores das bicicletas de suspensão total da marca. “Mais tração a subir”, já que o amortecedor não “afunda” demasiado ao pedalarmos. E há um flip chip que permite ajustar o ângulo do tubo do selim, isto numa variação de 0,5° graus.

À frente, uma suspensão pouco vista: a Ext Era V2 S com barras de 36 mm e cursos de 160 mm, também. Isto sem esquecer que esta Olympia Karbo, para um trail a “fugir” para o all mountain, se apresenta numa versão mullet (roda de 29” à frente e de 27,5” atrás).

As ditas rodas são umas Mavic E-Deemax com pneus Vittoria Mazza e Martello, respetivamente. Podemos ainda contar com elementos como travões Shimano BR-MT6120, transmissão Sram Eagle GX (cassete 11-50t), pedaleiro com prato FSA 34t, etc.

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Regressando ao assunto motor/bateria, refira-se que o propulsor elétrico OLI Edge debita 90 Nm, 5 NM mais que o motor OLI Sport e proporcionando apoio de até 400%. O sistema Vectorial Logic ajuda a gerir o comportamento da bicicleta.

Quanto à bateria PowerNine 900, não é referida a autonomia estimada, mas sim que o tempo total de carga é de seis horas, aproximadamente. Mais pormenores no site da Olympia, link abaixo.

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