Quando o assunto são elétricas, existem dois fatores cruciais e que afetam diretamente o comportamento da bicicleta: o peso e a capacidade da bateria. Agora, a Giant diz ter dado um “grande” passo na direção certa com a nova Giant Trance X Advanced E+ Elite… Será esta uma resposta às e-bike lights?

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Estamos a falar de uma e-bike de enduro/trail em que a Giant queria oferecer uma opção leve e que não comprometesse a capacidade da bateria, como acontece com varias e-bike lights do momento… Com isto em mente, conseguiram tirar 4 kg à geração anterior desta Giant Trance…

Mas não foi só na bateria que este modelo da Giant perdeu peso: o frameset recebeu a atenção necessária para se pouparem mais alguns gramas, e, claro, sem comprometer a rigidez e durabilidade, diz a marca em comunicado. Também o cockpit integrado Contact SLR Trail segue nesse sentido, pesando apenas 255 gramas.

A geometria apresenta-se com a tecnologia Maestro na zona do amortecedor traseiro, que oferece 140 mm de curso, e é combinada com uma suspensão frontal de 150 mm. Ainda para mais, a Trance X Advanced E+ Elite vem de série em modo mullet, com roda 29″ à frente, e 27,5″ atrás.

Há display integrado no toptube e a unidade de controlo Ergo 3 no guiador. São 85 Nm num motor SyncDrive Pro (Yamaha) e que pode fornecer até 400% da força exercida nos pedais, explica a Giant.

Esta unidade motriz está ainda equipada com o sistema Smart Assist, que, como o nome indica, faz uso de seis sensores diferentes que determinam a quantidade de potência necessária para cada momento.

E p catálogo da Giant oferece três opções distintas desta nova Trance X Advanced E+ Elite:

PUB
Prototype

Trance X Advanced E+ Elite 0

Esta é a versão mais exclusiva da gama e junta-se à base que já descrevemos anteriormente: suspensão Fox 36 Factory Live Valve de 150 mm, amortecedor Fox Float Factory Live Valve e transmissão Sram AXS Eagle de 12 velocidades com pedaleiro Praxis Performance Carbon e-crank, entre outros componentes.

As rodas são as Zipp 3Moto, envolvidas pelas pneus Maxxis Dissector 29X2.40″ TLR EXO à frente e Rekon 27.5×2.4″ TLR EXO+ atrás. O selim é o Giant Romero SL, com preço situado nos 11.399 euros.

Trance X Advanced E+ Elite 1

A média gama sofre um decréscimo de valor acentuado e, como tal, o equipamento é ajustado em função disso: suspensão Fox 36 Performance de 150 mm, amortecedor Fox Float Performance, transmissão Sram GX Eagle AXS de 12 velocidades, pedaleiro Praxes Performance Carbon e-crank.

PUB
Giant TCR 2024

As rodas são as TRX 2 Carbon Hookless, com pneus Maxxis Minion DHF 29X2.50″ TLR EXO à frente e Dissector 27.5×2.4″TLR EXO atrás. O preço é de 8.349 euros.

Trance X Advanced E+ Elite 3

A mais acessível fica-se pelos 5.699 euros e por este valor temos direito à suspensão RockShox 35 Gold RL de 150 mm, amortecedor RockShox Deluxe Select R, transmissão Shimano Deore de 12 velocidades e pedaleiro Praxis Wavetm 36T Cold Forged, por exemplo.

As rodas são as Giant AM 29″ com pneus Maxxis Minion DHF 29X2.50″ TLR EXO à frente e Dissector 27.5×2.4″TLR EXO atrás.

Mais info:


Imagens: Giant

Também vais gostar destes!