Falámos recentemente da nova Santa Cruz Nomad 6 2023, que abandonou a configuração de rodas de 27,5″ em detrimento de uma combinação mullet. E referimos que no catálogo da marca californiana existia ainda a Santa Cruz 5010 com esse diâmetro de rodas, que está claramente em “queda”.

PUB
Nova Mondraker Arid

Ora, eis que então a Commençal nos envia informação sobre uma nova versão da sua popular Clash (na versão Race Dark Slate), que, curiosamente, surge com combinação de rodas… de 27,5”!

Então mas as 27’5” não estão a desaparecer?! Neste segmento de bicicletas para enduro e outras vertentes gravity, parece que não… Referem as marcas (estas e outras) que esta relação e diâmetro são propícios a um comportamento reativo (e divertido).

Mas como é que bicicletas tão diferentes têm o mesmo diâmetro de roda? Pois porque ambas as marcas quiseram manter esse espirito de bicicleta ágil e reativa em modelos que não são destinados à competição…

Santa Cruz 5010

Olhando para as bicicletas reparamos que as rodas de 27,5” acabam por constituir praticamente o único ponto em comum. Esta Commençal tem um quadro em alumínio, a Santa Cruz um de carbono (ou melhor, duas versões em carbono, a Carbon C e a Carbon CC).

PUB
Specialized Levo

Commençal Clash Race Dark Slate

Os cursos de suspensão são “vastos” na Commençal Clash (180/170 mm) e mais comedidos na Santa Cruz 5010 (140/130 mm), sendo este ponto um fator que imprime um comportamento muito diferenciado em ambas as bicicletas.

A Commençal Clash em ação…

A Santa Cruz 5010 é um bicicleta interessante. E afirmamos isto porque olhando para as suspensões e respetivos cursos ficamos com a vertente trail em mente, com mais versatilidade e em ambientes em que diâmetro de 29″ se vê como o ideal. No entanto, a Santa Cruz quis dar um comportamento mais divertido a este modelo…

O sistema de suspensão VPP da Santa Cruz 5010.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Se olharmos para a geometria, vemos que conseguiram manter numa bicicleta relativamente curta (no tamanho M tem 1.193 mm entre eixos e escoras de apenas 426 mm) um ângulo de direção (65,7º) que poderá permitir reações rápidas e um bom controlo nas descidas. Digamos que a 5010 explora a faceta mais trail fun do BTT…

Santa Cruz 5010 Carbon C R

Vídeo oficial da Santa Cruz 5010

Santa Cruz Bicycles 5010 - Handy MacAskill Gets Creative With His Surroundings [part one]

Commençal Clash

A Clash, por outro lado, responde ao espírito mais divertido e menos competitivo do enduro. Os cursos de suspensão generosos permitem “engolir” tudo e mais alguma coisa e a geometria é decididamente de descida, com uma ampla distância entre eixos (1.238 mm no tamanho M) e direção a 64º.

Commençal Clash Race Dark Slate

Se a compararmos, por exemplo, com a bicicleta de enduro que a Commençal aplica em competição, a Meta AM 29, eis que esta tem uma geometria mais focada na estabilidade, com uma distância entre eixos maior (1.258 mm no tamanho M) e direção a 63,6º. Enquanto isso, a Clash oferece 10 mm a mais de curso em ambos os eixos.

Vídeo oficial da Commençal Clash Park Edition

CLASH PARK EDITION - Made for the Park

 

PUB
Pirelli

Mais info:

Também vais querer ler…

Commençal Meta P003.1: o protótipo nascido do Enduro Project

Santa Cruz V10 (2002-2022): 20 anos de downhill a ‘todo o gás’! [com vídeo]


Fotos: Commençal // Santa Cruz (Dave Mackison)

Também vais gostar destes!