Se ainda não viste o nosso vídeo ‘Gravel Arrábida’ no canal de YouTube do GoRide.pt (acima!), recomendamos que o faças antes de continuares a ler este artigo! Porque aqui escrevemos sobre as duas bicicletas de gravel Trek que levámos nesta aventura de dois dias: a Trek Checkmate e a Trek Checkpoint.

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Estas são duas bicicletas que cumprem a mesma função, mas com particularidades que as tornam diferentes e destinadas a dois perfis distintos de praticantes de gravel, eventualmente. E em breve teremos um outro vídeo com essas diferenças notórias entre as duas. Por agora, vamos falar do setup que utilizámos.

Gravel Arrábida

A Trek Checkmate do Prazeres

A Trek Checkmate é uma adição recente ao catálogo da marca norte-americana, por assim dizer, e pretende dar resposta ao gravel mais racing. E, acredita, é bastante competente no âmbito da performance.

Neste caso falamos da Checkmate SLR 7 AXS, que, como o nome indica, vem com o grupo de transmissão Sram Force AXS de 12 velocidades. Contamos também com a melhor gama de carbono na construção do quadro (o OCLV 800) e com a tecnologia IsoSpeed para conferir mais conforto.

Esta é uma bicicleta com detalhes interessantes, como o espigão de selim aerodinâmico em carbono KVF (idêntico ao que encontramos na Trek Madone) e também o guiador integrado Trek Aero RSL Road, também igual ao da Madone…

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As rodas, um do pontos fortes, são as Bontrager Aeolus Pro 3V OCLV em modo tubeless, e que equipam com os pneus Bontrager GR1 Team Issue em 38 mm de largura. Uma configuração muito racing.

Para estes dois dias tivemos de acrescentar  um par de malas para levar os itens essenciais. Começamos por dar destaque às novas bolsas Trek Adventure, que foram desenhadas em específico para estes dois modelos e para o bikepacking gravel.

A Checkmate fez uso da bolsa de toptube e do triângulo interior. Podemos revelar já que gostámos muito da qualidade apresentada e das fixações muito bem ajustadas no quadro.

Gravel Arrábida

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Garmin

Amarrada ao selim ainda transportámos uma bolsa com maior capacidade, para transportar objetos de maior volume e alguma roupa para a pernoita.

A Trek Checkpoint do Gouveia

A Trek Checkpoint SL 7 AXS que equipa com a mesma transmissão que a sua “irmã”, um pouco para dar equilíbrio a este comparativo. Este modelo já bem conhecido encontra-se na sua terceira geração e assume agora o papel da gravel Trek mais aventureira do catálogo.

A geometria é mais relaxada e subida, e reparamos imediatamente nos imensos pontos de fixação extra (como por exemplo na forqueta) e na utilização de espigão redondo, e na combinação de avanço e guiador mais convencionais (e largos).

A Checkpoint tem um quadro em carbono OCLV 500 e conta também com a tecnologia IsoSpeed da Trek. Um dos detalhes é o armazenamento integrado no quadro, algo que eleva ainda mais a capacidade de bikepacking, e no qual guardamos confortavelmente as nossas ferramentas, cartuchos CO2 e mais qualquer coisa.

Rodas Bontrager Aeolus Elite 35V e pneus Pirelli Cinturato Gravel H em 42 mm de largura. Esta bicicleta ficou com a terceira bolsa de quadro Trek Adventure, que encaixou ali que nem uma luva!

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Fizemos ainda uso de uma bolsa de guiador de grandes dimensões e outra no toptube, encostada ao espigão.

Mais info:


Créditos imagens: Bernardo Gouveia (@bernard0g0uveia)

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