As grandes voltas são sempre o “palco” preferido de algumas marcas para mostrarem novidades. Este ano, na Volta a Itália, a Scott fez isso: mostrou em ação pela primeira vez a nova Scott Plasma RC TT, uma bicicleta que é “uma nova abordagem aos modelos de triatlo e TT”, garante o fabricante.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

E, neste caso, os principais “parceiros” de desenvolvimento foram os ciclistas da equipa Team DSM, cujo feedback e longas horas de treino foram essenciais para chegar ao “formato” final da bicicleta.

A Scott diz que foram perseguidas três ideias fundamentais na concepção da bicicleta, isto para que o resultado final fosse, segundo dizem, obter “a bicicleta de discos mais rápida do momento”. Ah, e outra das equipas que contribuiu para este processo foi a Q36.5.

Os três pilares tidos em conta foram: conseguir o melhor “drag” a 55 km/hora (com comportamento estável); o ajuste ao atleta, proporcionando uma ergonomia absoluta; e a integração total dos componentes, isto ao mesmo tempo que se tentou manter o peso o mais baixo possível.

“Num traçado típico de contrarrelógio de 40 km, a nova bicicleta consegue perfazer a distância 33 segundos mais depressa com a mesmo potência exercida, em comparação com a sua antecessora”, revela a Scott.

Os inúmeros testes feitos (tanto no túnel de vento como em ambientes reais) levaram a que o progresso fosse lento, mas a Scott assegura que conseguiram chegar a um design quase perfeito: “a equipa descobriu que ao usar um perfil do tubo de assento mais curto, com um ciclista sentado, poupamos 2 segundos em comparação com um tubo mais largo no mesmo cenário”.

PUB
Specialized Levo

Um dos destaques desta nova Scott Plasma RC TT é o cockpit, que permite múltiplas configurações e ajustes de forma a que se possa adaptar às necessidades do ciclista. Na nota informativa que a marca disponibilizou podemos ler que “a capacidade de ajuste ajuda o ciclista a encontrar a posição correta dos braços, de forma a proteger-se do vento e a ser o mais aerodinâmico possível”.

E continuam: “também é crucial colocar o atleta numa posição que seja fisionomicamente eficiente, para que a potência seja transmitida da melhor forma e a respiração não seja afetada”.

A Scott comenta que os pontos de medição usados no ajuste da bicicleta foram recolhidos dos programas de desenvolvimento (com os homens e senhoras da equipa Team DSM) e constam agora num arquivo de geometria 3D, que permite ajustar os pontos de referência para o fit ideal a cada ciclista.

Este novo cockpit é o Syncros Creston IC TT e contém peças ajustáveis e que podem ser facilmente substituídas, oferecendo muitos ajustes, mais uma vez em prol da posição mais confortável e aerodinâmica possível.

PUB
Pirelli

Neste momento, a Scott Plasma RC TT só está disponível como frameset (apenas o quadro por 7.999 euros), peça que inclui o referido cockpit Creston IC TT com todos os seus ajustes… No vídeo abaixo podes assistir à montagem da Scott Plasma RC TT de Romain Bardet.

Building Romain Bardet's all-new SCOTT Plasma RC TT

Mais info:

Lê também:

Team DSM renova parceria com a Scott

Imagens: Scott

Também vais gostar destes!