A 1 de julho passado, a Volta a França arrancou. E a “malta” da Ineos Grenadiers começou a primeira etapa com “a bicicleta mais rápida que a marca alguma vez fez”, a Pinarello Bolide F TT.

PUB
Giant TCR 2024

Mais concretamente, os ciclistas a estrear a bicicleta, agora liberta da pintura camuflada, foram o campeão do mundo de contrarrelógio Filippo Ganna, Geraint Thomas, Adam Yates e Felipe Martinez.

“Disfarçada”, esta nova bicicleta de contrarrelógio da Pinarello fez várias outras provas desta especialidade antes. Agora, a Bolide F deste ano tem aplicadas as diretrizes Computational Fluid Dynamics da marca na conceção e engenharia, com resultados fantásticos, pelo menos pelo que podemos ver…

A integração de travões de disco trouxe 1,4% de perda de aerodinâmica Face à versão com travões de calço, mas a Pinarello recuperou essa fluidez redesenhando o tubo do selim, as escoras, os tirantes.

PUB
Prototype

Por outro lado, no guiador há elementos sobreelevados e uns novos extensores mais confortáveis, refere o fabricante. Isto além do sistema TiCR, que traz um avanço e um guiador mais slim e mais “diretos”.

O peso do quadro foi reduzido em 170 gramas com a mudança para travões de disco, sendo que, assim, a Pinarello Bolide F TT tem 2.265 gramas, um total que inclui o quadro (tamanho 55), a forqueta, o espigão de selim e os travões. Talvez por causa do carbono Toray M40X utilizado no fabrico do quadro e da forqueta Bolide F TT Onda.

O cockpit TiCR, já referido, integra as cablagens perfeitamente. E os pneus instalados podem ir até às medidas de 622 x 28c. Transmissão? Um conjunto composto completo Dura Ace Di2 FD-R9100 11x da Shimano. Mas todas as características técnicas estão no site oficial da marca, link abaixo!

PUB
Beeq

Mais info: https://pinarello.com

Também vais gostar destes!