Aos comandos de uma bela 3T Extrema Italia, o espanhol Álex Martínez, da equipa Reverb, foi o mais rápido a percorrer os 780 kms da edição deste ano da Badlands. Demorou 42 horas e 18 minutos, depois de no ano passado ter ficado em 5º lugar.

PUB
Giant TCR 2024

A 3T Extrema Italia é uma gravel produzida integralmente em Itália, curiosamente. E nem é o modelo mais apontado a competição, pois a 3T, nese segmento, aposta na Racemax. A Extrema é mais “aventureira”, com uma posição e secção frontal mais “descontraída”, além de apresentar mais pontos de fixação no quadro.

Na Badlands, isto é importante, pois no ultraciclismo sem assistência o participante tem de seguir 100% autónomo, levando consigo tudo o que precisa para pernoitar entre etapas e cumprir todas as distâncias. Também são responsáveis pela navegação e não há ajuda externa.

Voltando à 3T Extrema, outro pormenor é o clearance do quadro para acolher pneus 700c e com até 57 mm de largura, tal como uma bicicleta de BTT!

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

3T Extrema Italia

A bicicleta utilizada por Alex levava ainda o grupo de transmissão Sram Red XPLR, um conjunto eletrónico que tem demostrado fiabilidade em provas mais extensas.

No quadro seguia apenas uma bolsa e dois bidons, algo que foi aparentemente suficiente para passar dias inteiros a pedalar nos desertos de Gorafe e Tabernas, em Espanha, em redor de Almeria, bem como por várias montanhas nas redondezas. No total foram mais de 15.000 metros de  desnível positivo acumulado.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Por outro lado, vénia também para Svenja Betz, a ciclista das mesma equipa de Alex que venceu (com uma 3T Ultra) a medalha de ouro no Unbound 2024. Nesta edição da Badlands terminou em 2º lugar na categoria feminina e ficou na 11ª posição da classificação geral.

Svenja Betz

A corredora usou a 3T Ultra, um modelo menos exclusivo que a Extrema, e adicionou-lhe algo que vemos frequentemente em provas de gravel de longa distância: extensores no guiador.

Neste modelo está montado também o grupo Sram Red XPLR. Mas refira-se que de momento a 3T não tem esta transmissão de série nas bicicletas (é um lançamento muito recente, ainda), algo que deverá acontecer muito em breve.

3T Ultra

Mais info:


Crédito imagens: 3T

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!