A vitória final na Volta ao Luxemburgo teve uma etapa importante, este sábado, em forma de contrarrelógio individual. Os candidatos à classificação geral não tiveram margem para erros neste percurso ligeiramente acidentado de 15,5 quilómetros em redor da cidade de Differdange
E o mais rápido foi… Juan Ayuso! Em dificuldades desde o abandono na Volta a França, o espanhol da UAE Emirates aproveitou as suas boas qualidades no esforço a solo para finalmente vencer, cumprindo o trajeto em 19 minutos e 11 segundos, a uma média superior a 48 km/h, a sua primeira vitória desde a Volta ao País Basco.
🏆 VAMOS JUAN!!! You’re back on the podium @juann_ayuso 👏#UAETeamEmirates #WeAreUAE #SkodaTour2024 pic.twitter.com/1ldwpHSatS
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) September 21, 2024
Ayuso impôs-se por sete segundos a italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) e por onze segundos ao dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek).
Atrás deste trio, os favoritos responderam com Marc Hirschi (UAE Emirates, 4º a 14 segundos) e Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck, 5º a 19″). O líder da classificação geral, o belga Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), defendeu-se bem e terminou em 18º com 54”, mas perdeu a camisola para o neerlandês.
Os portugueses Rui Costa (EF Education-EasyPost) e Ivo Oliveira (UAE Emirates) ficaram nas 45ª e 46ª posições, a 1.27 e 1.29 minutos, respetivamente,
Perante estes resultados, a 5ª e última etapa, domingo, será decisiva, uma vez que os cinco primeiros da classificação geral cabem em apenas… 10 segundos!
Van der Poel comanda com apenas três segundos de vantagem sobre Juan Ayuso e Mauri Vansevenant. Hirschi (4º aos 8″) e Tiberi (5º aos 10″) também estão dentro da luta pela vitória final, principalmente pelas bonificações em jogo na derradeira etapa em linha.
Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter – https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1837514459843027435/photo/2