Ainda que seja, por tradição, a E3 Saxo Classic considerada o ensaio geral para a Volta à Flandres, segundo ‘monumento’ da temporada, programada para o próximo domingo, a clássica Através da Flandres (Dwars door Vlaanderen na versão original), esta quarta-feira, devido à proximidade temporal, é obviamente o teste final para a Ronde.  

PUB
Specialized Epic 8

A 79ª edição da corrida belga tem um percurso exigente com 10 subidas e sete setores de empedrado (foram 12 e 8, respetivamente, em 2024), e uma extensão total de 184,2 quilómetros. Assim, o traçado apresenta modifições, ainda que ligeiras, em comparação com o que serviu de palco à vitória do norte-americano Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike) no ano passado.  

image

Uma das subidas mais emblemáticas da prova, Kanarieberg, foi cancelada em consequência da grave queda coletiva que marcou a edição de 2024 (no troço de acesso à ascensão), que envolveu, entre outros corredores, Wout van Aert, vítimas de várias fraturas, e de Mads Pedersen (Lidl-Trek). 

 O belga, no entanto, deverá regressar ao evento para tentar apagar essas más memórias, numa equipa em que também alinhará Matteo Jorgenson.  

Na ausência de Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), o principal favorito é, sem dúvida, Mads Pedersen, segundo classificado atrás do neerlandês na E3 Saxo Classic, na sexta-feira transata, e recentíssimo vencedor da Gent-Wevelgem, no último domingo.  

A seguir a estes cabeças de cartaz, a corrida promete ser muito aberta mais uma vez, com muitos outros candidatos ambiciosos, em que se incluem elementos da UAE Emirates, como Tim Wellens, Nils Pollits, Jhonatan Narvaez ou ainda Mikkel Bjerg, que terão na Através da Flandres, de facto, um ensaio geral para a Volta à Flandres.    

PUB
Nova Trek Top Fuel

Créditos da imagem: Visma Lease a Bike Twitter – 

Também vais gostar destes!