Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024
Partilha!Tweet Federação Portuguesa de Ciclismo apresentou propostas de alteração ao Código da Estrada e ao Regulamento de Sinalização de Trânsito. No âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) apresentou quatro propostas de alteração ao Código da Estrada e ao Regulamento de Sinalização de Trânsito, na defesa da segurança e dos direitos dos ciclistas.PUB Em comunicado, o organismo realça que “entende que deve ser alterado o artigo 38º do Código da Estrada, de forma a permitir a possibilidade de um veículo automóvel cruzar um traço contínuo quando existirem condições de segurança para ultrapassar um ciclista que circule à sua frente em marcha mais lenta”. Presentemente, respeitando a distância de segurança e se não circularem veículos em sentido contrário, os automobilistas não podem ultrapassar os ciclistas em locais com traço contínuo. “A legislação em vigor nesta matéria cria condições potenciais de pressão e conflito entre condutores de veículos automóveis e ciclistas, que deverão ser atenuadas, tal como já sucede noutros países, com ganhos significativos de segurança e conforto para todos os utentes da rodovia, e melhorando as condições de coexistência entre ciclistas e outros veículos”, explica a FPC. Uma medida considerada prioritária pela FPC é a revisão do significado do sinal D7a (atualmente “Pista Obrigatória para Velocípedes”). “O Código da Estrada não obriga à circulação dos ciclistas nas ciclovias, mas a inexistência de sinalização própria e a aplicação do sinal ‘Pista Obrigatória para Velocípede’ cria uma contradição entre o que está estipulado no Código e a sinalização vertical utilizada”, explica. “Acresce que obrigar um ciclista experiente em treino ou um grupo de ciclistas nas mesmas circunstâncias a pedalar nas ciclovias pode potenciar riscos para os próprios e para outros utilizadores das pistas especiais para velocípedes”, realça. A Federação propõe que seja feita “a equiparação do sinal D7a ao sinal D6 (‘Via Reservada a Veículos de Transporte Público’), garantindo que a aplicação do sinal D7a passe a significar ‘Via Reservada a Velocípedes’.PUB A terceira proposta centra-se na alteração expressão “utilizador vulnerável” aplicada a peões e ciclistas, para “utilizador prioritário”. “Desse modo, a terminologia oficial passa a ser coerente com a prioridade que a sociedade tem de dar à mobilidade ativa e aos estilos de vida mais saudáveis. A manutenção da terminologia ‘utilizador vulnerável’ inverte o ónus da responsabilidade pela segurança rodoviária, colocando-o sobre a vítima”, refere a FPC. Por último, o organismo defende o alargamento do âmbito e cobertura dos patrulheiros de trânsito. “A implementação dos patrulheiros de trânsito, devidamente capacitados pelas entidades competentes, é uma situação que vigora já noutros países europeus, e permitiria, entre outros aspetos, reduzir os custos com organização de eventos recreativos e desportivo, garantindo a articiulação com as forças de segurança, mas também agilizar processos de promoção da mobilidade ativa. Acrescem ganhos substanciais ao nível do envolvimento das comunidades com manifestações desportivas e de lazer”, justifica. Também vais querer ler… As Cube Litening C:68X ao dispor de Rui Costa na Intermarché-Circus-WantyPUB Fotografia: Pixabay
Estrada «Evenepoel precisa de mais e melhor apoio na alta montanha» Jan Bakelants, antigo corredor profissional e atualmente cronista no jornal Het Laatste Nieuws, considera que os atuais companheiros de equipa e os reforços ... Por GoRideHá 2 horas
Notícias Defrontar Chris Froome e Alberto Contador no ciclismo virtual Todos os utilizadores da plataforma BKOOL podem participar nesta corrida contra os dois colossos do ciclismo. É já no póximo dia 25 Por GoRideHá 4 horas
BTT Shimano Super Cup Massi Banyoles 2025: inscrições abertas! As inscrições para a Shimano Super Cup Massi Banyoles 2025 já se encontram abertas, prova que decorre dia 22 e 23 de fevereiro ... Por GoRideHá 6 horas
Estrada Pogacar: “Paris-Roubaix? Ainda não, estou muito leve, mas nunca se sabe…” Tadej Pogacar ainda não deverá enfrentar o Inferno do Norte em 2025, mas reconhece que o programa pode ser alterado a qualquer momento ... Por GoRideHá 20 horas
Estrada Ineos já escolheu os líderes para o Giro e o Tour 2025 O colombiano Egan Bernal deverá regressar ao Giro, após a sua coroação em 2021, e o espanhol Carlos Rodriguez continua a ser a ... Por GoRideHá 1 dia
Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024