Os Pirelli P ZERO Race 4S são os mais recentes pneus de estrada do tipo clincher produzidos pela marca italiana (são os primeiros que esta produz 100% em solo transalpino desde que regressou ao ciclismo, em 2017) e estão preparados para utilização durante todo o ano, garante a marca italiana.

PUB
Giant TCR 2024

O novo pneu segue a lógica de construção e design do modelo anterior, o Pirelli P ZERO Velo 4S, mantendo as mesmas características de uso em pisos molhados, mas ao mesmo tempo “aumenta os índices de durabilidade, especialmente durante a utilização nos meses mais quentes”, referem.

Tal como acontece com todos os modelos da gama P ZERO Race da marca, este clincher apresenta-se com uma área interior e largura adaptadas às mais recentes rodas disponíveis, também mais largas.

Como método de controlo de qualidade, cada unidade deste modelo (e de todos os outros que são produzidos na fábrica da Pirelli em Bollate, Itália) inclui um código de barras de seguimento e identificação.

PUB
Specialized Levo

Estes Pirelli P ZERO Race 4S são ja disponíveis nas medidas 26-622 e 28-622, estando previsto o lançamento de medidas mais largas e de uma versão TLR dentro de semanas.

O que é um pneu clincher?

Basicamente, nas rodas das bicicletas de estrada podem ser usados três tipos diferentes de pneus: clincher, tubular e tubeless. Os clincher são precisamente os pneus de estrada mais comuns e mais utilizados, porque normalmente são mais baratos e a sua instalação/manutenção é mais simples e rápida.

Pensados numa lógica de construção com uma borda para fixação no aro da roda, sendo que a câmara de ar “trabalha” no interior e aguenta o pneu no sítio quando cheia.

Já os tubulares (vê mais sobre eles neste nosso artigo) são os mais leves e mais caros, pelo que são mais usados pelos prós. O pneu é fixado diretamente na roda e assim permanece “agarrado”, o que dificulta muito a reparação de furos e a manutenção.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Os tubeless, por sua vez, seguem a lógica do que conhecemos deste mesmo tipo no BTT: líquido anti-furo no interior, instalação do pneu e encher a alta pressão até selar por completo. As rodas têm de ser compatíveis.

Mais info:

Também vais gostar destes!