Quarenta anos… O grupo de transmissão Shimano 105 fez agora quarenta anos de presença no mercado! Como que para assinalar a ocasião, eis que o fabricante japonês aparece com uma importante atualização à tecnologia Di2 que faz “equipa” com este conjunto de transmissão.

PUB
Cube Stereo ONE

É o tão esperado Shimano 105 R7100, que leva a transmissão eletrónica Di2 de 12x “a uma gama totalmente nova de ciclistas”, pois é referido que se trata da tecnologia herdade dos sistemas Dura-Ace e do Ultegra, que estão mais acima nas hierarquias de conjuntos de transmissão da marca para bicicletas de estrada. E também vem o sistema de travagem, até porque a integração é total, como seria de esperar.

Transmissão Shimano 105 Di2

O Di2 (Digital Integrated Intelligence), lançado em 2009, tem aqui e agora “melhorias funcionais críticas”, incluindo um cockpit sem fios e o salto para as 12x. Cockpit totalmente “limpo”, integrado e wireless, juntamente com um sistema de travões “mais eficaz e silencioso”.

A ligação com fios lomitação à que é estabelecida entre a bateria armazenada no espigão de selim e os desviadores (frente e trás). Tal como o Dura-Ace e o Ultegra, este sistema 105 Di2 é personalizável através da app para smartphone Shimano E-tube Project.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Com o E-tube Project é possível ajustar as velocidades de mudança, definir o número de mudanças a serem acionadas com a pressão do botão e optar entre as funcionalidades de mudança sincronizada ou semi-sincronizada. Permite também o emparelhamento com a maioria dos ciclocomputadores de marcas como a Garmin e a Wahoo.

Quanto aos travões, as novas manetes de mudança e travão Shimano 105 “apresentam uma ergonomia e refinamentos que seguem o feedback dos ciclistas profissionais”, com um topo mais elevado e um novo formato da manete que promete mais conforto e controlo.

As manetes utilizam um circuito integrado sem fios que é propriedade da Shimano. Entre outros pontos, ao ser usada apenas uma bateria interna o carregamento torna-se mais simples e a propria bateria fica protegida. Com capas de borracha.

São os travões Shimano BR-R7170, com “um ponto inicial de contato mais rápido e com uma zona ampla de controlo”, além de terem 1% de maior distância entre o rotor de disco e as pastilhas.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

O sistema de sangramento também passou a ser mais simples, uma vez que existe agora a possibilidade de o fazer sem remover a pinça do quadro.

Voltando aos componentes da transmissão, as cassetes estão disponíveis nas opções de 11-34t e 11-36t, enquanto os pratos no pedaleiro podem ser 50-34t ou 52-36t. O novo sistema também é compatível com as versões anteriores, o que significa que podem ser usadas as rodas com cepo de 11x.

Ou seja, o conjunto é composto por:

  • Pedaleiro FC-R7100
  • Cassete CS-R7100 ou CS-HG710-1
  • Desviador traseiro RD-R7150
  • Desviador da frente FD-R7150

Rodas de carbono Shimano RS710

Em complemento, a Shimano apresenta também dois novos conjuntos de rodas de estrada em carbono: as C32, a pensar em bicicletas mais “trepadoras”, e as C46, para um uso geral. Ambas partilham o ADN das rodas C36 e C50 Dura-Ace e Ultegra, explica a marca.

PUB
Prototype

A C32 mostra-se com uma altura de aro de 32 mm, largura interna de aro de 21 mm e 1.502 gramas. Já a roda C46 tem 46 mm de altura, largura interna de 21 mm e 1.610 gramas. Ambas as rodas são compatíveis com 11 e 12 velocidades e compatíveis com tubeless.

São concretamente o modelo Shimano WH-RS710-C32-TL (665 gramas na roda da frente e 839 gramas na roda traseira), com 21 mm de aro interno, e o modelo Shimano WH-RS710-C46-TL, também com 21 mm e pesos de 719 gramas na da frente e 893 gramas na roda de trás.

A Shimano tem um site brutal onde mostra tudo o que caracteriza este novo sistema de transmissão wireless para bicicletas de estradas. É só seguires o link abaixo!

Mais info: road.shimano.com/pt/105di2

Também vais gostar destes!