Revolucionária, dizemos, porque a marca norte-americana decidiu redesenhar o quadro desta nova Specialized Turbo Levo SL de 2ª geração, a “rainha” do seu catálogo no que diz respeito a bicicletas elétricas de montanha, categoria trail. Dizem mesmo que esta é a “derradeira bicicleta de trail”. Vejamos porquê…

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Carbono Fact 11M no quadro e uma geometria redesenhada para esta geração da Turbo Levo SL, mas concretamente a geometria que se conhece do modelo Stumpjumper Evo, uma trail de referência no catálogo da marca.

“Cockpit generoso, eixo pedaleiro baixo, ângulo da direção mais ‘descontraído'”… E o sistema RxTune permitir ajustar os cursos de 160 e 150 mm das suspensões da frente e de trás à medida das necessidades do rider e do terreno, explica a marca. Aliás, o ângulo da caixa de direção pode ser personalizado para 63, 64,25 ou 65,5 graus.

Nota também para a lógica de tamanhos S-Sizing da Specialized. São seis tamanhos de quadro, todos com altura idêntica no top tube, mas variando no comprimento, por exemplo. Para adaptação ao estilo de condução de cada pessoa, dizem.

PUB
Giant TCR 2024

Mas há algo ainda mais interessante. Esta nova Turbo Levo SL pode ser comprada com roda de 29” à frente e atrás, mas também esá disponível na configuração mullet; ou seja, 29” à frente e 27,5” atrás, que é igual a “mais espaço para te inclinares para trás em descidas íngremes ou manobrar no ar, enquanto as escoras curtas combinadas com a roda menor proporcionam aceleração rápida e capacidade de resposta”, indica a marca.

No que toca à motorização elétrica também há grandes novidades: a Specialized criou um novo motor “com mais 43% de binário e mais 33% de potência” face ao SL 1.1. É o novo SL 1.2, que surge com a bateria integrada de 320 Wh, que pode dar origem a uma autonomia máxima de cinco horas, refere o fabricante (expansível com o Range Extender de 160 Wh).

E há a “magia” da unidade de controlo (TCU) MasterMind, que gere a relação entre motor e bateria com a ajuda da app para smartphone Mission Control. A MasterMind TCU permite fazer atualizações over-the-air e múltiplas personalizações no sistema elétrico.

PUB
Giant TCR 2024

É possível ainda ajustar a disponibilidade do motor e da bateria com base na distância ou duração da volta, tudo automaticamente, E desativar em caso de roubo da bicicleta, por exemplo, entre outros pontos.

LEVO SL CLONE WARS | @nrmlmtber vs. Cody Kelley

Há várias versões desta nova Specialized Turbo Levo SL Gen2, com preços a partir de 6.650 euros, um valor que até é bastante atrativo tendo em conta o segmento. Consulta as listas de especificações completas de cada versão no site oficial da marca, links abaixo.

Specialized x Christian Rigal | Riding the Turbo Levo SL e-MTB

Specialized Turbo Levo SL Gen2 S-Works LTD – 13.200 euros

Specialized Turbo Levo SL Gen2 S-Works – 12.350 euros

Specialized Turbo Levo SL Gen2 Pro – 10.100 euros

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Specialized Turbo Levo SL Gen2 Comp Carbon – 6.650 euros

Mais info:

Lê também:

Hands-on exclusivo: Specialized Epic World Cup S-Works 2024! [com vídeos]

Também vais gostar destes!