Cino Cinelli, fundador da marca italiana, “foi capaz de combinar a paixão e a técnica durante a sua carreira profissional com uma necessidade insaciável de sonhar fora dos limites do que já existia, com um sentido de luxo e um gosto extraordinariamente afinado”. Estas palavras são da própria marca e definem verdadeiramente quem era Cino. E em 2023 celebra-se o 75º aniversário do fabricante italiano.

PUB
Nova Mondraker Arid

Com o celebrar desta data especial, a equipa Cinelli quis homenagear “esta personalidade e demonstrar o ADN vincado que ainda hoje caracterizam a marca”.

“Que bicicleta desenharia Cino Cinelli para competir no Giro de Italia de 1941 se aqui estivesse hoje?”. Foi esta a pergunta que deu início à conceção desta bicicleta comemorativa…

Na Cinelli queriam que esta XCR 75 fosse um sonho de Cino, “a bicicleta de rendimento mais luxuosa do mundo”. Luxuosa e exclusiva, já que só vão ser produzidas 20 unidades. A exclusividade está também ligada ao facto de ser concebida com os tubos de aço mais leves do mundo, os XCR de aço inoxidável Columbus.

PUB
Orbea Genius Dealers

O quadro é dotado de uma geometria que a marca apelida de “All Road”, e “combina elementos desenhados por Cino Cinelli para as Supercorsa da década de 50 com avanços contemporâneos nas posições de condução”. A forqueta é em carbono e vai buscar inspiração aos modelos de gravel da marca, o que cria espaço para serem utilizados pneus mais largos.

Mais, a marca queria que esta Cinelli XCR 75 justificasse o preço de 14.900 euros. Por exemplo, não dispõe de prato duplo e as trocas de velocidades ficam a cargo do cubo traseiro, o sistema Classified Powershift “com um acabamento metálico e feito exclusivamente para a Cinelli”, referem. A acompanhar estão as rodas de carbono, também Classified, as GF G30.

Por outro lado, a transmissão é da Sram: o grupo escolhido é o Red eTap, tavões incluídos, o que enaltece ainda mais a estética desta bicicleta carregada de história. O pedaleiro é também diferente, sendo esta componente da Ingrid CES Pop e feita de alumínio em Itália.

Os pneus que equipam esta XCR 75 são os Herse Stampede Pass de 32 mm, que a marca diz serem “a referência em pneus de todo-o-terreno e de resistência”. A bolsa de guiador frontal faz também parte do pack e é uma edição especial da lendária Ron’s Bikes Fabs Abs.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

O selim é um inédito Brooks C-13 desenhado exclusivamente para este projeto de aniversário. Já o guiador e o espigão são da marca da casa, a Cinelli, e os restantes periféricos da Neos.

Mais info:

Lê também:

Sistema de transmissão Classified Powershift chega ao BTT [com vídeo]

Imagens: Cinelli

Também vais gostar destes!