Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024
Partilha!Tweet Chegou a segunda geração do sistema elétrico da Shimano para BTT, que traz novas características, que a marca afirma serem “projetadas para trazer um novo paradigma ao mundo das e-bikes”. O EP8 “traz os dois pilares do mundo das e-bike – o hardware e o software – até uma nova referência em componentes, capazes de lidar com todos os terrenos mais desafiantes”, garante a Shimano.PUB Muitas das novas caraterísticas vêm na unidade motora, sendo mais suave e potente, segundo a marca, e com o ruído a ser reduzido, comparativamente com a primeira geração. Outro dos pormenores destacado é o arrefecimento, “melhorado de maneira a ser mais eficiente o comportamento de todo o sistema elétrico”. Quanto às duas aplicações complementares – E-TUBE RIDE e E-TUBE PROJECT – foram igualmente renovadas. Agora oferecem mais opções de visualização e de personalização, conforme as caraterísticas da unidade motriz. “Desde a unidade motriz à transmissão e travagem, o desempenho esperado não poderia ser melhor face à experiência quase incomparável no ciclismo de montanha como a Shimano tem”, salienta. Hardware do EP8 PUB A unidade motriz EP8 (DU-EP800) pode libertar 85Nm, importante para enfrentar terrenos mais complicados e as subidas mais íngremes. “Este aumento de 21% face ao anterior Shimano Steps 8000 (sistema da anterior geração) vem junto com uma redução de peso de 300g (peso total 2,6kg) devido ao seu revestimento em magnésio, explica a marca. Acrescenta que o baixo peso e a potência que pode alcançar “faz do EP8 um dos melhores sistemas elétricos do mercado em termos de potência-peso. A bateria também é mais eficiente. “A fricção existente na rotação ao pedalar, notável em particular quando se pedala sem o sistema eléctrico ligado, foi reduzida em 36% (vs. E8000), graças a uma estrutura de vedação actualizada e ao design otimizado das engrenagens. Esta redução de fricção cria melhor eficiência na bateria quando o motor está activo e uma pedalada mais suave com o motor inactivo, tendo também uma embraiagem melhorada para o ‘corte’ aos 25km/h não ser tão agressivo face à anterior geração Steps”, refere a Shimano. O revestimento da unidade motriz foi aprimorado relativamente à condução de calor. Os componentes internos, como a embraiagem e novos cabos EW-SD300, foram redesenhados de forma a contribuir para o arrefecimento e assim melhorar o desempenho.PUB Características técnicas: A unidade motriz EP8 tem um Q-factor de 177mm e vem com os seus próprios crenques que estão disponíveis com um novo comprimento – 160mm. Também 165/170 e 175mm; O sistema será maioritariamente equipado com transmissão de 12v da Shimano (XTR/XT/SLX/Deore) com a tecnologia Dynamic Chain Engagement e três opções de rodas pedaleiras (34D/36D/38D); A unidade motriz do novo DU-EP800 usa o mesmo padrão de fixação ao quadro que os DU-E8000 e DU-E7000, o que quer dizer que os fabricantes podem usar o mesmo design de quadro para os vários sistemas Shimano; O EP8 da SHIMANO é compatível com mudanças mecânicas (9/10/11/12 velocidades), com mudanças Di2 (11 velocidades) e com cubos de mudanças internas (11/8/7/5 velocidades). É também totalmente compatível com o mais recente NEXUS Inter-5; Novo dispositivo de corrente (CD-EM800) disponível para linhas de corrente 56.5mm ou 53mm graças ao espaço ajustável entre o guia e a corrente. Controlos, manípulos e baterias O ciclo-computador do EP8 (SC-EM800) partilha vários dos pormenores externos do visor E8000, mas com uma nova característica. Este permite o utilizador a mudança entre os diferentes perfis. “Tem um visor a cores de 1.6”, visível ao brilho da luz do dia, com um compacto revestimento afim de assegurar a durabilidade do mesmo no ciclismo de montanha”, diz a Shimano. PUB Outra diferença é a versatilidade em termos de posicionamento, podendo ser fixado com uma braçadeira ou ser inserido integralmente na primeira haste de guiador exclusivamente para as e-bikes, que foi desenvolvida pela PRO. “O ciclo-computador SC-EM800 comunica através de Bluetooth com a aplicação Shimano E-TUBE PROJECT, permitindo aos ciclistas mudar as características da unidade motriz através da mesma. O SC-EM800 é capaz também de conectar-se via ANT+ para mostrar informações sobre as mudanças engrenadas e estado da bateria”, afirma a marca. Quanto às baterias as opções incluem as lançadas em maio deste ano, duas de 630Wh (BT-E8036 interna e BT-E8016 externa) e uma de 504Wh (BT-8035-L), com capacidade de carga rápida (80% em 2:30h). “Tal como as baterias anteriores dos sistemas Shimano Steps, estas são de longa duração, podendo aguentar 1000 ciclos de carga até baixarem para 60% de capacidade, o que, em muitos casos, é mais do que a duração do tempo de vida da bicicleta”, realça. Software do EP8 No modo “Boost” passa a ser possível obter 85Nm de potência (dependendo das definições impostas), sendo necessários apenas 25Nm de torque do ciclista. Já no modo “Trail” é possível obter igualmente os 85Nm de potência. Porém, é mais responsivo no que toca à pedalada do ciclista, o que permite “haver um baixo torque (0-30Nm) para economizar bateria ou um torque maior (30-100Nm) para obter uma saída mais rápida de energia”. A Shimano diz que este modo é o mais versátil de todos. O modo “Eco” pode ser configurado para 30Nm de potência até ao máximo de 70Nm. “Poderá ser usado para poupar bateria ou aumentar o esforço necessário, obrigando assim uma maior entrega física por parte do ciclista.” Além destes pormenores, “os modos de assistência poderão ser personalizados tanto em casa como em tempo real, através do aplicativo E-TUBE PROJECT (versão 4.0.0), dando aos ciclistas maior control sobre a maneira como pedalam. Os modos “Boost”, “Trail” e “Eco” podem ser personalizados em dez níveis diferentes e o torque pode ser definido entre 20-85Nm, havendo cinco níveis de assistência de partida disponíveis para serem alterados, dependendo do tipo de pedalada de cada ciclista”, segundo explica a Shimano. De referir que as aplicações E-TUBE PROJECT e E-TUBE RIDE estão agora disponíveis para download para IOS ou Android e são completamente compatíveis com o Shimano EP8. Sistema elétrico disponível em setembro Já a partir deste mês será possível usufruir do Shimano EP8. tanto o sistema elétrico, como as primeiras bicicletas que contarão com ele vão estar à venda. No entanto, quem tenha os sistemas anteriores – Shimano Steps E6100, E7000 ou E8000 – podem alterá-los para os EP8 através da rede de lojas Shimano Service Center. Mais informações: www.scvouga.pt bike.shimano.com/pt
Notícias Defrontar Chris Froome e Alberto Contador no ciclismo virtual Todos os utilizadores da plataforma BKOOL podem participar nesta corrida contra os dois colossos do ciclismo. É já no póximo dia 25 Por GoRideHá 8 horas
BTT Shimano Super Cup Massi Banyoles 2025: inscrições abertas! As inscrições para a Shimano Super Cup Massi Banyoles 2025 já se encontram abertas, prova que decorre dia 22 e 23 de fevereiro ... Por GoRideHá 10 horas
Bikes Nova Mondraker Arid Carbon: o gravel tem limites? Talvez não… [com vídeo] A nova Mondraker Arid Carbon foi feita para despertar os teus sentidos, sejam eles a adrenalina da competição ou a acalmia de uma ... Por GoRideHá 1 dia
Bikes Nova Pinarello F1: agora sim, a série está completa! A Pinarello F1 vem completar a gama F da marca italiana, mas as novidades alargam-se também às suas 'irmãs', agora com novas cores. Por GoRideHá 1 dia
Bike Check Bike Check: Mondraker Prime R, a ‘receita básica’ das e-BTT? A Mondraker Prime R é uma e-bike hardtail orientada para o trail. Quadro em alumínio, suspensão de 120 mm e motor Bosch Performance ... Por GoRideHá 2 dias
Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024