A Liège-Bastogne-Liège, apelidada de La Doyenne, realiza-se este domingo, com partida do Quai des Ardennes, em Liège, para um percurso de 252 quilómetros, em que se assinala o regresso do Col de Haussire (km 119, ausente desde 1995) e últimos 100 quilómetros pontuados por nove subidas seletivas, incluindo a lendária Côte de La Redoute (km 128), escalada pela primeira vez há 50 anos, e a final, Roche-aux-Faucons (km 238). 

PUB
Equipamentos GSG

image

Tadej Pogacar (UAE Emirates XRG), vencedor em 2024 e, na última quarta-feira, da La Flèche Wallonne, é o grande favorito. Mas a expectativa é de um duelo do esloveno com Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), duas vezes ganhador da Liège-Bastogne-Liège (2022 e 2023), e que mostrou na Amstel Gold Race que pode competir com o campeão mundial.  

Vencedor esta temporada do UAE Tour, da Strade Bianche, da Volta a Flandres e da La Flèche Wallonne, Tadej Pogacar atacou a 35 quilómetros da chegada na edição de 2024, na Côte de La Redoute (1,6 km a 8,8%) e não foi mais alcançado. 

Ausente em 2024, Remco Evenepoel faz o seu regresso ao quarto ‘monumento’ da temporada. Nas suas duas últimas participações, o belga venceu com autoridade. Embora parecesse quase tão forte como Pogacar na Amstel Gold Race, terminou em 9º em La Flèche Wallonne, menos confortável nas inclinações íngremes do Mur de Huy. 

Além destas duas estrelas, muitos outsiders estarão à partida: Mattias Skjelmose e Thibau Nys (Lidl-Trek), Ben Healy (EF Education-EasyPost), Thomas Pidcock (Q36.5 Pro Cycling), Mauro Schmid (Jayco-AlUla), Maxim Van Gils (Red Bull-BORA-hansgrohe) e Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny), Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels) e Julian Alaphilippe (Tudor). 

Ruben Guerreiro e Nelson Oliveira, ambos da Movistar, são os únicos portugueses em competição.

PUB
MMR (New) Kenta SL

Créditos da imagem: UAE Team Emirates Twitter Sprint Agency – https://twitter.com/TeamEmiratesUAE/status/1782076293867036905/photo/2

Também vais gostar destes!