Mattias Skjelmose foi o vencedor-surpresa, mas com enorme brilhantismo e total merecimento, da Amstel Gold Race, batendo ao sprint Remco Evenepoel, com quem fez uma perseguição espectacular a Tadej Pogacar, que também derrotou sobre a meta.

PUB
Equipamentos GSG

Pogacar atacou a mais de 45 quilómetros do final, acompanhado Julian Alaphilippe, mas rapidamente ficou isolado, perante a cedência do francês da Tudor ao ritmo do esloveno nas subidas.

Então, o campeão do mundo ficou por sua conta, o que nem sequer é raro, e perspectivou-se mais uma cavalgada em solitário para a vitória. Pogacar chegou a ter praticamente 40 segundos de vantagem sobre um grupo com cerca de 20 unidades, que incluia os demais candidatos.

Entre estes, Wout van Aert, Ben Healy, Thibau Nys, Remco Evenepoel e Mattias Skjelmose, estes dois últimos, primeiro o dinamarquês e em seguida o belga, a lançarem-se na peugada de Pogacar, reduzindo paulatinamente a vantagem para o líder, para espanto geral!

Impulsionado pelo andamento frenético o bicampeão olímpico, a fazer a segunda corrida após o regresso de longa ausência por lesão, o duo estava a apenas 15 segundos de Pogacar a 20 quilómetros do final, e a ganhar tempo ao esloveno, enquanto o terceiro grupo a 30 segundos, e a perder para Remco e Matthias.

A dupla de contra-ataque era cada vez mais forte e Pogacar começava a dar sinais de que não conseguiria levar o seu ‘solo’ até à meta. A 11 km da linha, apenas 10 segundos de diferença… e três quilómetros mais à frente, o vencedor do Tour cedeu: Evenepoel e Skjelmose entravam ficava tudo em aberto pela vitória.

Cauberg não deu em nada… e foi ao sprint!
À medida que o Cauberg se aproximava, Mattias Skjelmose deixou de colaborar e deixou Remco Evenepoel e Tadej Pogacar fazerem o trabalho. A subida do Cauberg é feita a um ritmo moderado, com os três a controlarem-se mutuamente, sem se atacar!

O trio chegou ao cume com 30 segundos de vantagem, mas ninguém quis assumir o controlo nos dois quilómetros finais. Evenepoel inicia o sprint, Pogacar ultrapassa-o pela direita, mas Skjelmose recupera e supera os dois nos metros finais!

PUB
Cube Stereo ONE

A olho nú foi impossível determinar o vencedor entre Pogacar e Skelmose, mas em câmara lenta observou-se desde logo que foi o dinamarquês a vencer, cruzando a meta uns centímetros à frente do esloveno. Evenepoel um pouco mais atrás.

Classificação

Crédito da imagem: https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1913966517294690757/photo/1

Também vais gostar destes!