A 2ª edição do Giro de Abruzzo prosseguiu esta quarta-feira com uma segunda etapa curta (138 km), mas acidentada, entre Tocco da Casauria e Penne, onde os vencedores eram aguardados com expectativa no topo de uma subida de 3,6 km a 5,1%. 

PUB
Titan Almeria 2025

Depois de muito trabalho ao longo do dia por parte da equipa UAE Emirates para defender o líder da corrida, Alessandro Covi, e controlar a fuga — cujo último sobrevivente, Samuele Zoccarato (Polti VisitMalta), foi alcançado a 15 quilómetros da meta —, tudo, sem surpresa, se resumiu à subida final.  

E aí, impôs-se Ivo Oliveira! Saindo forte do pelotão a 1,5 km do fim, o corredor português impressionou ao segurar a vantagem até ao fim, exibindo as suas capacidades de perseguição para dar à sua equipa uma segunda vitória em dois dias e tornar-se o 13º corredor da formação dos Emirados Árabes Unidos a vencer em 2025! 

 Ivo Oliveira, de 28 anos, que levantou os braços pela primeira vez desde o título do campeonato português em 2023, ficou quatro segundos à frente do italiano Filippo Fiorelli (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè), já segundo no dia anterior, e do alemão Marco Brenner (Tudor), que garantiu o sprint do pelotão na segunda posição, depois de este ter sido interrompido por uma queda na última curva.

“Ainda estou sem palavras. Depois de tanta indefinição e de trabalhar para a equipa, tinha que agarrar essa vitória, a oportunidade. Era supostamente para o Covi… Falei-lhe quatro vezes para atacar, mas que só ficasse na roda, e eu tentaria antecipar-me. Tínhamos duas cartas para jogar. Ele é super forte e excelente companheiro. E disse-me, ‘vai, vai para a vitória, sem problemas’”, declarou Ivo Oliveira no final da etapa. 

“Pensei, nos últimos 500 metros que estava muito curto de força, mas, sim, foi o suficiente, não posso acreditar. Estou tão emocionado. Acho que foi a minha primeira vitória na equipa, estou super orgulhoso”. 

“A acredita em mim, a minha família, a minha namorada… Isto é para eles. Obrigado a eles. É um dos melhores momentos da minha carreira”, conclui o português. 

PUB
Fox Service

Alessandro Covi (UAE Emirates-XRG) e George Bennett (Israel-Premier Tech) completaram o top 5 do dia. Um resultado insuficiente para o portador da camisola de líder da prova italiana, uma vez que com este novo segundo lugar e os 15 segundos de bónus que o acompanham, Filippo Fiorelli assume a liderança da classificação geral com 5 segundos de vantagem sobre o seu compatriota.  

A classificação geral, no entanto, deverá ser definida na quinta-feira, na terceira etapa, com chegada ao cume em Roccaraso (18,2 km a 4,8%). 

Classificações 

Crédito da imagem: https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1912501227755020798/photo/1

PUB
Titan Almeria 2025

Também vais gostar destes!