A nova Specialized Turbo Levo 4 não é apenas uma atualização à mais icónica elétrica de montanha da marca – é também uma verdadeira declaração da Specialized.
E assinamos por baixo deste statement porque já tivemos oportunidade de andar nesta novidade durante a apresentação internacional, que teve lugar há algumas semanas na ilha da Madeira, cá em Portugal.
Estivemos presentes no evento em exclusivo para Portugal e aqui está um preview em primeira mão da Specialized Turbo Levo 4 com as nossas primeiras impressões da bicicleta, algo que no futuro completaremos com um teste completo. Vale a pena ver o vídeo acima!
Neste artigo apresentamos o que a Turbo Levo 4 tem de novo e inovador (é muita coisa!), algo que está também no vídeo de hands-on.
Também nessa reportagem, em destaque estão as quatro entrevistas exclusivas que o Vasco Santos fez aos responsáveis da Specialized que “trataram” do desenvolvimento da Turbo Levo 4: Todd Cannatelli (MTB Program Manager), Joey ‘Buck’ Buckley (Product Manager), Marco Sonderegger (Connectivity) e o português Nelson Risso (South Cluster Marketing Lead).
Uma bicicleta que se sente como parte do corpo?
A Turbo Levo 4 foi apresentada com orgulho numa sessão especial em plena natureza — e com um detalhe curioso: foi escolhida a ilha da Madeira, em Portugal, para o lançamento global da bicicleta.
Ver essa foto no Instagram
Antes da apresentação propriamente dita tivemos a oportunidade de a testar, o que deu à experiência uma autenticidade rara. E começa aqui o nosso feedback sobre a Turbo Levo 4: andar nesta e-BTT é uma experiência imersiva muito positiva, refira-se que quase “sentimos que o nosso corpo faz parte dela”, como a própria marca sugere. Muito fluida.
Nova Specialized Turbo Levo 4: inovações, montagens e preços [com vídeos]
O motor é o novo 3.1 da Specialized, com números interessantes: 720 watts e 111 Nm de binário. O desempenho foi afinado ao pormenor, explicam os responsáveis da marca, com mais de 60.000 horas de desenvolvimento.
Assim, é referido que há um aumento de 27% na potência de pico em relação ao modelo anterior, mas o mais atrativo é a forma como essa potência é entregue: suave, previsível e com tração sempre controlada, mesmo nas subidas mais técnicas — como sentimos na temida “rampa” Do or Die, na Madeira, que superámos a bom ritmo.
Silêncio, por favor…
Um dos objetivos foi reduzir o som do motor e, de facto, a diferença é notória face à geração anterior. E o reduzido ruído mantém-se constante, sem os picos abruptos que chegámos a notar em versões anteriores.
Para isso, a Specialized foi ao detalhe: contratou um engenheiro de som e criou soluções como o líquido CoreCoat no interior do motor e uma estrutura interna com menos espaços de ressonância.
Parece que os engenheiros queriam fazer com que o motor da nova Turbo Levo 4 “desaparecesse” da equação. E, em boa parte, conseguiram. O propulsor elétrico é não só mais potente como também mais previsível e silencioso, como já referimos. Durante as nossas voltas de teste, sentimos uma transição muito mais fluida entre os momentos com assistência e sem assistência.
A estabilidade geral da bicicleta também foi revista. Tanto a descer como a saltar, a nova Turbo Levo 4 revela-se mais controlada e confiante, e a geometria revista — com novo ângulo de tubo de selim e afinações ajustáveis — oferece uma resposta mais expedita em trilhos técnicos, parece-nos. Algo a explorar melhor no teste completo, em breve.
SWAT e quadro redesenhado
Pela primeira vez, a Turbo Levo conta com o sistema SWAT, aquele compartimento que aproveita o espaço interior do tubo diagonal para armazenar coisas. E isto é algo algo raro numa e-BTT, pois normalmente este espaço é para incorporar a bateria.
O acesso lateral à bateria permite ter o SWAT e lá dentro uma bolsa com ferramentas, comida ou até um casaco leve e bem dobrado.
Suspensão GENIE: mais eficaz, mais simples
A suspensão no quadrante traseiro é outro ponto a ter em atenção. Todos os modelos vêm com a nova tecnologia GENIE ao serviço, que proporciona mais tração (até 57%, segundo os dados da marca) e evita o esgotamento do curso, mesmo em descidas longas.
A curva de progressividade foi otimizada para uma resposta mais previsível e eficiente, com mais 11% de curso útil e 5,6% mais resistência no final do amortecimento. A afinação da suspensão também foi simplificada, dispensando ajustes de baixa velocidade.
Geometria ajustável e rodas em mullet
A Turbo Levo 4 permite fazer seis opções de ajuste de geometria. A posição base — que vinha de “fábrica” — já deverá ser a mais equilibrada para a maioria dos utilizadores. Pelo menos connosco estava a funcionar perfeitamente.
E todas as versões trazem uma configuração de rodas mullet. A roda traseira de 27.5” pode dar mais agilidade em zonas técnicas, enquanto a dianteira de 29” certamente reforçará a estabilidade e a capacidade de ultrapassar obstáculos.
Bateria modular e mais autonomia
Voltando à bateria, eis que esta unidade é amovível pela lateral do tubo diagonal. E a capacidade total que pode chegar aos 1.120 Wh se comprarmos o extensor de 280 Wh.
Nas voltas que demos não foi possível comprovar efetivamente o acréscimo de autonomia que a marca refere, mas em breve teremos mais dados. Ainda assim, a Specialized fala de 4,75 horas de uso efetivo usando a bateria de 840 Wh + Range Extender de 280 Wh…
O novo carregador rápido também surpreende: 0 a 80% em menos de uma hora, sendo possível limitar o carregamento a 80% para prolongar a vida útil da bateria.
MasterMind TCU e integração com o iPhone
A unidade de controlo MasterMind TCU foi redesenhada com ecrã 50% maior, novos botões e integração com Apple Find My — ou seja, a bicicleta aparece no teu iPhone como qualquer outro dispositivo Apple.
Esta nova versão do sistema MasterMind TCU melhora significativamente a experiência de utilização: mais informação, mais legibilidade e mais interatividade. O sistema é compatível com Apple FindMy, System Lock e outras funcionalidades automáticas como Auto Start/Stop e gravação automática de percursos. Tudo personalizável através da app da Specialized.
Impressões finais
Durante o nosso teste, o que mais nos impressionou foi a forma como tudo na Turbo Levo 4 parece ter sido pensado ao pormenor: desde o novo som do motor (mais limpo e estável), à forma como a bicicleta responde em zonas técnicas, e à suavidade dos controlos e integração do novo ecrã.
A geometria mais afinada dá-lhe uma sensação de maior reatividade, e o novo sistema de suspensão torna as descidas longas mais suaves e previsíveis.
Com um peso de cerca de 23,3 kg, a Turbo Levo 4 não é a mais leve do segmento — nem quer ser. A prioridade da Specialized foi criar uma bicicleta robusta, estável e com patamares de autonomia para quem leva o e-BTT um pouco mais a sério, talvez até pratique e-enduro.
A sensação ao pedalar é de uma fluidez e controlo inéditos nesta gama da marca norte-americana.
Se esta é uma das bicicleta elétricas de montanha mais avançadas da atualidade? A resposta parece clara: sim. Mas atenção a todos, porque o que outras marcas estão a fazer neste momento e neste segmento também é muito bom, o que faz com que a escolha seja hoje muito maior para quem procura uma e-BTT fiável e divertida.
Mais info:
Imagens: Specialized / Vasco Santos / GoRide.pt
Vídeo e entrevistas: Vasco Santos
Texto e rider nas imagens: Vasco Santos