A Taça Mundo XCO 2025 arranca finalmente este fim de semana em Araxá, no Brasil, e tem logo a seguir, duas semanas depois, uma nova ronda em território brasileiro, no mesmo local.

PUB
Specialized Epic 8

Depois de um “defeso” de seis meses, a Taça do Mundo WHOOP UCI de BTT está de volta e começa já a 5 a 6 de abril, sábado e domingo, em Araxá, no estado brasileiro de Minas Gerais.

2025 Calendar Release | WHOOP UCI Mountain Bike World Series

Este é o primeiro de dois fins de semana consecutivos de competição na mesma localização, embora com percursos distintos, o que garante que cada ronda terá desafios únicos para os atletas.

Araxá, que se estreou no calendário em 2024, volta a destacar-se não só pelo entusiasmo do público, como também pelo cenário tropical e pelo solo de argila vermelha que torna o traçado rápido e técnico.

As corridas começam no sábado com as provas de Short Track (XCC), sub-23 e elite masculinos e femininos. No domingo é a vez do XCO, com as categorias sub-23 a meio da tarde e os elites a fechar a agenda dos dias.

Onde ver?

As corridas poderão ser acompanhadas em direto através da plataforma digital MAx ou nos canais Eurosport, sendo que na programação disponível online já consta o seguinte:

PUB
Equipamentos GSG
  • Sábado, 5 abril, das 16h30 às 18h – XCC
  • Domingo, 6 abril, das 17h15 às 19h – XCO

Favoritos à vitória e nomes a seguir

Nos homens, o dinamarquês Simon Andreassen (Orbea Fox Factory Team) regressa como vencedor da etapa de XCO em Araxá no ano passado. Em 2025, junta-se à nova equipa e chega motivado pela vitória na Taça de França de BTT no mês passado.

Entre os principais adversários de Andreassen em Araxá estão Victor Koretzky, que triunfou no XCC em 2024 e quer melhorar a sua segunda posição na geral de XCO, Christopher Blevins (Specialized), Charlie Aldridge (Cannondale) e o incontornável Nino Schurter (Scott-SRAM).

Já na corrida feminina, a ausência de Haley Batten (vencedora do XCO e XCC em 2024) por lesão abre caminho para outras protagonistas. A campeã em título da geral XCO e XCC, Alessandra Keller (Thömus Maxon), regressa após uma cirurgia e será uma das mais observadas.

Jenny Rissveds (Canyon CLLCTV) e Loana Lecomte (BMC) também têm ambições elevadas, visto que começam nas suas novas formações, assim como Evie Richards (Trek) — atual campeã mundial de XCC —, que quer deixar a sua marca logo na ronda inaugural.

Percurso técnico e clima exigente

O circuito em Araxá combina zonas de alta velocidade com descidas técnicas e é moldado pela terra vermelha típica da região. Além das mudanças previstas no traçado da segunda ronda (10 a 12 de abril), os atletas terão ainda de lidar com condições de elevada humidade — frequentemente acima dos 80% —, que poderão tornar a prova ainda mais exigente a nível físico e técnico.

PUB
Inscreve-te no AlgarveBC 2025

Ana Santos

Ana Santos é a portuguesa em prova, após ter assinado neste início de época pela Cannondale Factory Racing:

Ana Santos assina pela Cannondale Factory Racing! [com vídeo]

Aqui podes ver todo o calendário da Taça do Mundo de XCO e XCC para esta temporada:

Taça Mundo XCO / BTT UCI: já é conhecido o calendário de 2025 [com vídeo]

E aqui estão todas as equipas inscritas em todas as vertentes:

UCI anuncia equipas para a Taça Mundo XCO 2025 (e outras vertentes do BTT)

PUB
KTM Macina Lycan 571 Glorious

Mais info:


Crédito das imagens: Facebook, website e X UCI MTB / Website UCI

Também vais gostar destes!