Boas novidades para os ciclistas de BTT nas variantes mais gravity, nomeadamente para quem tem bicicletas de trail, all-mountain, downhill ou até para o bike park: eis as novas rodas Specialized Roval Traverse SL II e HD, que incluem o reconhecido cubo Industry Nine 1/1.

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Garante a marca norte-americana que as Traverse SL II se destacam pelo compromisso entre leveza, controlo e tração, com conformidade vertical 21% maior em relação à versão anterior, resultado do formato otimizado do aro.

Por outro lado, as Traverse HD foram desenvolvidas com foco absoluto em resistência. Estas são descritas pelo fabricante como as rodas de carbono mais robustas alguma vez feita pela Specialized, e isto graças ao formato do aro e à disposição offset dos raios.

Além disso, o perfil do talão Flat Top, concebido para minimizar o risco de furos, requer 85% mais força para deformação em comparação com talões tradicionais, garantem.

Ambos os modelos incluem o cubo Industry Nine 1/1, que oferece um engate rápido com 90 pontos de contacto, “melhorando a transferência de potência e o controlo em terrenos técnicos”, diz a Specialized.

Nota especial para a disponibilização de garantia vitalícia em ambos os modelos, e isto para quem registar as rodas nos primeiros 90 dias após a compra.

Os preços para ambos os pares de rodas são idênticos (andam entre os 650 e os 850 euros), há diferenças entre elas, mas também há muitas semelhanças. Exemplo do que é igual entre os dois modelos:

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  • O cubo Industry Nine 1/1 1/1 para raios de curva em J de seis trincos, com mecanismo de seis trincos e 45 dentes de acionamento (4 degs), 110 x 15 mm e 148 x 12 mm, com carreto livre Sram XD;
  • O tipo de rolamento, que é em aço e selado;
  • A largura aceite nos pneus, entre 2.3” e 2.6”;
  • E os extras incluídos no pack: fita para aro tubeless Roval, haste da válvula roscada 37 mm (compatível com inserções de pneu), raios e kits de cabeça de raio de substituição, tampas 31 mm.

Depois, há várias entre elas, também, a começar pelo facto de as SL II existirem apenas em 29”, enquanto as HD são 29” à frente e 27,5” atrás.

O aro nestas últimas tem 24 mm de profundidade, enquanto as SL II têm 20 mm (em ambas, 40 mm de largura externa, 30 mm de largura interna, 5 mm de largura do talão e inserção roscada para a válvula).

Há ainda outras duas grandes diferenças: os raios na SL II são os DT Swiss Competition Race, ao passo que na HD são os Sapim D-Light, ambos de curva em J; e também o peso: total de 1.830 gramas para as HD e de 1.780 para as SL II.

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