Desde a nossa experiência ao lado de Alberto Contador, na apresentação da Aurum Magma mais recente, que não tínhamos contacto com uma das “máquinas” da Aurum… E agora chegou a vez de andarmos com a “menina bonita” do gravel deste fabricante, a Aurum Manto!

PUB
Giant TCR 2024

Antes de mais, chamamos a atenção para os vídeos neste artigo: acima está o nosso vídeo de primeiras impressões, no qual temos várias referências ao que a bicicleta é capaz de fazer no terreno. E mais abaixo estão alguns dos vídeos que a Aurum tem divulgado, incluindo o que a mostra em ação no Badlands de 2024.

Esta não nos parece de todo uma bicicleta para fazer grandes viagens de gravel, é mais para as provas, para competir, e para aqueles treinos mais rápidos e divertidos…

E porque a bicicleta tem aquela essência que já conhecemos desta marca: os pormenores foram otimizados para fazer com que a Manto seja rápida e eficaz nas suas funções. Naturalmente, está a dar-nos mais prazer nos estradões mais rápidos e menos “à vontade” nas secções mais técnicas.

1. O quadro ‘racing’!

Uma estrutura completamente em carbono para garantir leveza e para andar depressa, claro, visto que as Aurum foram pensadas para isso mesmo! Destaque para ainda assim existirem duas zonas com pontos de fixação para o bikepacking e para o facto de o clearance ser suficiente para montarmos pneus de até 45 mm.

2. A transmissão Sram AXS

Como mencionamos mais à frente, é possível escolher entre vários conjuntos de transmissão na hora de escolher uma Aurum Manto. Curiosamente, este grupo Sram Force AXS de dois pratos no pedaleiro não está neste momento disponível no configurador online da Aurum.

PUB
Giant TCR 2024

A presença de dois pratos à frente dá-nos mais versatilidade na hora de andarmos por terrenos com características distintas (além de dar mais desmultiplicação para acelerar nos estradões mais rápidos), e a fiabilidade e destreza dos sistemas eletrónicos da Sram é algo sempre bom de ter “à mão”.

3. A personalização online

Tal como acontece com outros modelos da marca de Contador, a Aurum Manto não está disponível em várias versões “fechadas”, cada uma com a sua lista de material própria. O que acontece é que temos a “base” e depois podemos selecionar vários componentes e sistemas num configurador online, antes de encomendarmos.

A título de exemplo, a combinação de rodas/transmissão que temos na Manto que temos connosco não está disponível no configurador neste momento. Mas o que não falta são opções para termos a bicicleta ao nosso gosto o mais possível (e à imagem do orçamento que temos para gastar).

PUB
Orbea Genius Dealers
Review AURUM bikes | MAGMA y MANTO

Por fim, pela experiência que tivemos com a bicicleta até agora, sentimos que as rodas Enve AG25 que estão nesta montagem que estamos a testar poderiam ser um pouco mais rígidos para esta “missão” do gravel.

AURUM Bikes | The BADLANDS Experience
Meet the MANTO that has finished Badlands! 🔥

Mas vamos continuar a acelerar com a Aurum Manto na gravilha e em breve trazemos o teste completo, uma muito bem composta sessão fotográfica e também a vídeo review!

AURUM MANTO | Unbound Performance

Mais info:

Também vais gostar destes!