Reunida em congresso em Nice, França, a União Ciclista International (UCI) alertou todas as equipas contra os perigos da inalação de monóxido de carbono (CO). Várias formações, como a Visma | A Lease a Bike, a UAE Emirates e a Israel-Premier Tech utilizam este método para otimizar o treino em altitude dos seus corredores.

PUB
Giant TCR 2024

As equipas foram informadas sobre os potenciais efeitos da inalação repetida de CO no desempenho durante um seminário da UCI. Este organismo pedia explicitamente às equipas e aos ciclistas que não utilizassem esta técnica repetidamente, tolerando apenas uma única inalação num ambiente médico controlado. Ao mesmo tempo, a UCI solicitou à Agência Mundial Antidopagem (AMA) que tomasse uma posição oficial sobre esta prática.

Várias equipas confirmaram a utilização deste método para melhorar o treino em altitude e possivelmente otimizar os níveis sanguíneos. O dispositivo utilizado, um “rebreather” de monóxido de carbono, permite medir valores sanguíneos cruciais e inalar CO de forma controlada, o que poderá, segundo alguns estudos recentes, produzir os mesmos efeitos que uma estada em altitude.

Mathieu Heijboer, gestor de desempenho da Visma | A Lease a Bike reconhece esta utilização: “Trabalhamos há vários anos com a Bent Ronnestad para fazer estas medições no início e no final do treino em altitude.”

Na UAE Emirates, Adriano Rotunno especifica que o aparelho é utilizado apenas para testes fisiológicos. “Não é uma terapia. É uma ferramenta de diagnóstico para compreender a fisiologia dos nossos atletas.”

Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard confirmaram a utilização deste método controverso, mas legal. O esloveno explica: “É um teste de estágio para ver como reagimos à altitude. […] Não é como se respirássemos gases todos os dias.” Por sua vez, Vingegaard acrescenta:

“A inalação de CO não é perigosa. Estamos simplesmente a medir o número de glóbulos vermelhos no sangue e o efeito de um curso em altitude.”

PUB
Beeq

Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter 

Também vais gostar destes!