Ter ABS nos travões da bicicleta (neste caso, numa bicicleta de montanha) é algo fantástico, certo? É o que existe nesta KTM Macina Kahopo LTD64 ABS, uma elétrica de montanha que vemos em pormenor mais à frente.

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E o objetivo é simples, diz a KTM: aumentar a segurança ao evitar o bloqueio da roda dianteira durante as travagens mais bruscas, um problema comum nas bicicletas elétricas e agravado pelo peso e velocidade destas. O sistema ABS regula a pressão da travagem, evitando que o disco sobreaqueça e mantendo a bicicleta sob controlo.

O sistema instalado nesta KTM é aquele de que já falámos antes aqui pelo GoRide e que foi desenvolvido pela Magura e pela Bosch para e-bikes deste género.

Novo sistema de travagem Bosch eBike ABS com componentes Magura [com vídeo]

Os travões Magura MT C ABS funcionam emparelhados com todo o sistema elétrico e também com o motor Bosch. O sistema é composto por uma unidade de controlo da Bosch fixo na suspensão frontal, e por sensores de velocidade nas duas rodas e um conjunto de travões Magura MT-C ABS com sensores específicos ABS integrados nos discos.

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O sistema oferece dois modos de travagem adaptados a diferentes tipos de uso: Allroad e Trail (existe ainda a opção de desligar). Além disso, o display Kiox 300 Apresenta a informação sobre a travagem (distância e tempo de travagem, condições do terreno face à travagem, etc).

Desenvolvimento com a Miranda Factory Team

O desenvolvimento deste sistema é um verdadeiro work in progress, sendo que a Bosch continua a investir neste sistema e a trabalhar em parceria com os atletas portugueses Tiago Ladeira e Emanuel Pombo, da equipa portuguesa de e-enduro Miranda Factory Team.

KTM Macina Kahopo LTD64 ABS

Quanto à bicicleta propriamente dita, há também muito a destacar, não fosse ela uma edição comemorativa dos 60 anos KTM Bike Industries, assinalados neste ano de 2024.

O quadro Performance Carbon tem a geometria DiMMiX da KTM (com roda dianteira de 29” e traseira de 27,5”), o sistema de amortecimento traseiro é o SLL de 160 mm e está presente o sistema de integração interna (ICR) das cablagens desde a coluna de direção.

Na eletrificação, a base é o Bosch Smart System, composto pelo motor Bosch Performance Line CX, pela consola Kiox300 TFT Display, pelo manípulo LED Remote, pela bateria Powertube 750 Wh e pelo geolocalizador original Bosch Connect Module (GPS).

Ha mais: a transmissão está a cargo de um grupo Shimano XT, com travões da mesma gama com quatro pistões (e com o tal sistema ABS). A suspensão frontal é uma Fox 36 Float Performance e o amortecedor é o Fox Float X Performance, enquanto as rodas são as KTM Line com cubos DT Swiss 370 SPLine.

O preço desta verdadeira “máquina” de BTT é de 5.199 euros. Vê tudo em pormenor no site da KTM, link abaixo.

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