Jack Burke, um ciclista amador canadiano de 29 anos, alcançou um feito impressionante ao conquistar o KOM (Rei da Montanha) – o recorde de subida mais rápida registado na aplicação Strava – nos míticos e temíveis Mortirolo e Stelvio.

PUB
Giant TCR 2024

Burke estabeleceu um novo recorde no segmento do Mortirolo (11,85 km a 10,8%) com o tempo de 43.45’ minutos. O anterior recorde, de 2019, pertencia a um certo… Vincenzo Nibali, vencedor da Volta a França 2014, do Giro 2013 e 2016, e da Vuelta 2010. Durante o Giro 2019, o Tubarão de Messina completou a subida em 44.52 m.

Além disso, Burke anunciou que também bateu o recorde do lendário Passo del Stelvio e planeia partilhá-lo no Strava nas próximas semanas.

Num vídeo publicado nas suas redes sociais, Jack Burke expressou o desejo de ingressar numa equipa profissional e tornar-se corredor. “Acabei de bater o recorde de Mortirolo… explodi!”, declarou, ao chegar ao topo a terrível ascensão.

“É o tipo de dia em que tens as melhores pernas, em que olhas para o teu medidor de potência e dizes para ti mesmo ‘este é um bom dia’. Venci todas as provas em que participei, batendo o recorde de velocidade média em três delas. Também bati o recorde do Stelvio e depois o do Mortirolo. Não sei o que mais posso fazer… Só quero uma oportunidade de lutar com os melhores corredores do mundo”, declarou Jack Burke, o canadiano, sonhando com a possibilidade de uma equipa profissional ver nele um trepador de excelência – pelas proezas registadas é certamente – e o contrate.

Embora seja amador, Jack Burke não é um completo desconhecido, tendo competido a nível Continental (3ª divisão da UCI) por equipas da América do Norte, Luxemburgo e Áustria. Além disso é autor de um livro intitulado “Como se tornar um ciclista profissional?”. Ainda irá a tempo?


Crédito da imagem: @burke95/Strava

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Também vais gostar destes!