Não é segredo nenhum, embora também não seja um dado adquirido: quando a temperatura corporal aumenta durante o exercício intenso, o nosso rendimento tende a decrescer…. E no momento em que notamos que temos calor, possivelmente o nosso corpo já o está a “sofrer” há algum tempo… E é aqui que pode entrar o Core Body Temperature Sensor que Remco Evenepoel e Geraint Thomas utilizam há vários anos.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Este sensor de temperatura corporal há já algum tempo tem sido utilizado por inúmeros atletas em todo o mundo (não exclusivamente ciclistas) para facilitar a aclimatação ao calor durante o treino e controlar a temperatura central do corpo.

CORE Body Temperature Sensor

O Core é “o primeiro e único dispositivo portátil não invasivo que fornece dados e um controlo contínuo e preciso da temperatura corporal central para que o atleta possa sempre render ao máximo”, podemos ler na nota de imprensa da marca.

A relação entre a temperatura da pele e a temperatura corporal é o dado mais valioso para informar as estratégias de ritmo e treino com calor e arrefecimento. Quando a temperatura aumenta, o rendimento é afetado. (Core).

INEOS Grenadiers uses CORE during the Tour de France

Suportado por testes clínicos, de laboratório e de campo, o Core indica-nos a zona de temperatura adequada para os nossos treinos. “Quando o teu corpo se adapta ao stress causado pelo calor, manténs-te fresco durante mais tempo no dia da corrida, o que leva a um rendimento radicalmente melhor, seja em climas quentes ou frios”, podemos continuar a ler na informação do fabricante.

PUB
Nova Mondraker Arid

E, embora este sensor só recolha dados de apenas uma única localização, os exaustivos testes de laboratório realizados por especialistas da Core resultaram numa fórmula que permite estimar com precisão a temperatura corporal média, denominada de índice de tensão térmica (HSI).

Este índice fornece uma medida em tempo real (minuto a minuto) de como o corpo está a trabalhar para se manter fresco. Estas melhorias no índice de tensão térmica (HSI) da Core podem informar com maior precisão os atletas sobre o nível de stress térmico que estão a experimentar e sobre o esforço que o corpo está a fazer para se manter fresco.

CORE Body Temperature Sensor

PUB
Orbea Genius Dealers

O índice de tensão térmica é exibido em tempo real na aplicação Core (muito útil para treino indoor) e também em vários dispositivos Garmin. Também se pode consultar após o treino na app da Core.

O índice de tensão térmica pode estar situado numa de quatro zonas de calor que o sistema predefiniu. A zona de treino em calor (zona 3) é a que provoca adaptações fisiológicas que melhoram o desempenho, explicam.

A informação que nos fornece ajuda-nos a compreender as tendências na nossa termorregulação, para podermos implementar estratégias de arrefecimento, como hidratar-nos e até mesmo arrefecer a cabeça com água no momento certo para otimizar o desempenho.

Na mais recente nota de imprensa fornecida pela Core, destacam que foram recolhidos e analisados, durante três anos, dados de temperatura cutânea e central de mais de 10.000 atletas para integrar as últimas atualizações da app Core.

Entre as principais características do dispositivo, encontramos compatibilidade com ligações ANT+ e Bluetooth. O preço é de 298 euros.

Mais info:


Crédito imagens: Core Web // 4seasoncollective.com

PUB
Cube Stereo ONE

Também vais gostar destes!