Última etapa da Taça Mundo XCO 2024 e eis que os grandes vencedores estão encontrados, mesmo não havendo grande surpresa face à ronda anterior: Alessandra Keller e Alan Hatherly são os grandes campeões desta temporada no XCO!

PUB
Prototype

Nesta 8ª e derradeira ronda do circuito deste ano, em Mont-Sainte-Anne, no Canadá, Hatherly não deu hipóteses e confirma-se como o líder final do ranking de XCO deste ano em elites. Keller tinha também o título nas mãos e confirmou-se, ficando em 5º lugar nesta última etapa.

XCO RACE HIGHLIGHTS | Elite Women - Mont-Sainte-Anne UCI Cross-Country World Cup

Raquel Queirós, da BH Coloma Team, a única portuguesa a correr este ano em elites, não esteve nesta etapa nem na anterior, em Lake Placid, pelo que ficou na posição 59 do ranking final da Taça Mundo XCO UCI 2025.

Quanto a esta derradeira ronda, comecemos pelas senhoras. Loana Lecomte, com uma época muito abaixo do que nos habituou no passado, aproveitou o estado mais ou menos definido do ranking final e fez uma bela prova, dando alguns segundos à concorrência.

Mas não muitos: Laura Stigger fica a nove segundos apenas, no 2º lugar, seguindo-se Sina Frei, esta mais longe, a 01m19s, apesar de terminar a época em grande forma. O 4º lugar ficou para Candice Lill e o 5º para Alessandra Keller, a grande campeã da Taça Mundo XCO.

Eis o top 5 final:

PUB
Nova Mondraker Dune
  1. Alessandra Keller – THÖMUS MAXON
  2. Laura Stigger – SPECIALIZED FACTORY RACING
  3. Candice LILL
  4. Loana Lecomte – CANYON CLLCTV XCO
  5. Savilia Blunk – DECATHLON FORD RACING TEAM

Nota positiva para Lecomte, que com esta vitória final alcalçou o 4º lugar da classificação final; e nota menos positiva para Puck Pieterse, que andou muito bem toda a época (e sagrou-se campeã do mundo recentemente em Andorra…) e acaba por ficar numa 9ª posição devido a estas ausências nas rondas finais…

Nos homens, por sua vez, também já se sabia mais ou menos quem iria arrebatar a grande vitória final. Mas refira-se que Alan Hatherly fez uma corrida perfeita, hoje: fugiu logo na primeira volta, andou sempre na frente, “descansou” um pouco nas voltas 5 e 6 (o que permitiu a Azzaro colar-se) e voltou a atacar na 7ª volta, o que fez com que cruzasse a meta isolado e fosse o grande vencedor do dia. E da época!

XCO RACE HIGHLIGHTS | Elite Men - Mont-Sainte-Anne UCI Cross-Country World Cup

Recorde-se que Hatherly venceu recentemente o campeonato de mundo de XCO em Andorra, pelo que hoje já correu com o jersey arco-íris… Em 2º lugar nesta última etapa ficou então Mathis Azzaro, a 31 segundos, e em 3º lugar Charlie Aldridge, a 58 segundos. Seguiram-se Victor Koretzky e Simone Avondetto, em 4º e 5º.

Diga-se que foi Azzaro que mais lutou perante as fugas de Hatherly, bem como Nino Schurter, de certa forma, apesar de o veterano dez vezes campeão do mundo ter terminado na 8ª posição nesta etapa. Mas ficou em 4º no ranking final, com quase 40 anos!

Assim ficou o ranking final de elites masculinos:

  1. Alan Hatherly – CANNONDALE FACTORY RACING
  2. Victor Koretzky – SPECIALIZED FACTORY RACING
  3. Filippo Colombo – SCOTT-SRAM MTB RACING TEAM
  4. Nino Schurter – SCOTT-SRAM MTB RACING TEAM
  5. Mathias FlÜckiger – THÖMUS MAXON

Mais info:


Crédito das imagens: UCI MTC Word Series website

Também vais gostar destes!