O circuito de provas da Taça Mundo XCO deste ano está à beira do final, pelo que o complexo de Mt Van Hoevenberg – Lake Placid, nos EUA, serviu de palco este fim de semana à 7ª e penúltima etapa da temporada. E foi a Specialized Factory Team quem mais teve razões para sorrir nas corridas de elite, pois Laura Stigger e Victor Koretzky venceram ontem as provas de XCO!

PUB
Beeq

E refira-se que aconteceu algo que é até um pouco raro: em elites, tanto a corrida dos homens como as das senhoras foram decididas ao sprint! Nas senhoras, por exemplo, Laura Stigger bateu a sua colega de equipa Sina Frei sobre a linha de meta!

XCO RACE HIGHLIGHTS | Elite Women - Lake Placid UCI Cross-country World Cup

Candice Lill, Loane Lecomte, Savilia Blunk e Stigger chegaram a liderar a prova nos primeiros momentos, sempre “marcadas” pela favorita (e líder do ranking geral) Alessandra Keller e também por Sina Frei. Nas subidas acontecia uma pequena seleção, mas as descidas técnicas voltavam a reagrupar o lote de corredoras da frente

taça mundo xco

Lill e Lecomte pareciam dirigir-se para a discussão a duas, após deixarem para trás Stigger e as restantes. Mas a dupla da Specialized Factory Racing conseguiu chegar-se à frente e, ao sprint, Stigger venceu! Frei foi segunda e Lill fechou o pódio.

Na geral, Alessandra Keller está à beira de se sagrar campeã, pois Puck Pieterse, tendo estado ausente para participar nos Mundiais de Ciclismo, ficou para trás.

PUB
Giant TCR 2024

Aliás, em 2º lugar no ranking está mesmo Savilia Blunk, o que faz com que Keller precise apenas de fazer melhor que o 35º lugar para ser a grande vencedora de 2024. Keller conseguiu exatamente isso na vertante de XCC, no sábado, e nem precisa da última etapa.

Koretzky e a ‘dobradinha’

Nos homens, Alan Hatherly e Victor Koretzky mostram-se fortes na prova de XCO. Vidaurre era um dos atletas em destaque ao início da prova, contudo, mas uma queda deitou tudo a perder.

XCO RACE HIGHLIGHTS | Elite Men - Lake Placid

Hatherly sofreu um furo a meio da corrida, o que o obrigou a uma paragem forçada na área técnica. Nino Schurter, que começou esta penúltima etapa em 2º lugar do ranking geral, também sofreu deste “mal”  um pouco mais tarde…

taça mundo xco

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Já Victor Koretzky fez uma prova sem infortúnios e como tal ficou em boa posição de discutir a vitória. E foi Filippo Colombo quem mais ofereceu resisitência nas partes finais, na última volta. O sprint na zona técnica e na secção final deu vantagem e a vitória a Koretzky, por pouco.

Hatherly ainda fez uma recuperação impressionante e também ao sprint roubou o segundo lugar a Colombo, que fechou assim o pódio. Tudo em aberto para a última etapa, em Mont-Sainte-Anne, no Canadá, ainda com três atletas em condições de se sagrarem campeões. Precisamente estes três: Koretzky, Hatherly e Colombo.

Mais info:


Crédito das imagens: UCI MTC Word Series website

Também vais gostar destes!