A Orbea Oiz recebeu muito recentemente uma “pequena” atualização para 2025 (podes ver aqui tudo o que muda!), mas, após termos andado com esta Orbea Oiz M-Team XTR de 2024 durante várias semanas, tínhamos de deixar aqui as nossas impressões sobre esta suspensão total da marca espanhola.

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Basicamente, no catálogo de 2025, esta Orbea Oiz M-Team XTR passa a ser a M-Team Factory e a verdade é que não muda assim tanta coisa… Em destaque está, naturalmente, a transmissão e os travões Shimano XTR, conjuntos que continuam muito fiáveis, isso é certo.

E a primeira coisa a dizer é que a Orbea Oiz continua a ser uma grande “máquina” de XC. E o nosso parecer sobre a bicicleta é (muito) positivo. Ainda assim, como em tudo na vida, há neste modelo um ou dois “pormenores” que precisam de evolução… E alguns deles até já foram revistos no modelo de 2025.

Orbea Oiz

Na ficha técnica vemos um longa lista de material com qualidade: o quadro é muito leve, em carbono e com 1.750 gramas, diz a marca. E importa referir itens como a suspensão frontal Fox Float SL Factory com 120 mm de curso, o amortecedor traseiro Fox Float SL Factory também com 120 mm, o espigão telescópico Fox Transfer SL e o grupo de transmissão mecânico Shimano XTR de 12 velocidades. No total temos pouco mais de 10 kg de bicicleta.

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Prototype

Primeiras sensações e kms

A geometria da Orbea Oiz permite uma fácil adaptação à bicicleta. Nesta configuração de fábrica, o alcance e a posição de condução “puxam” mais ao conforto. Para nós foi o ideal, visto que não a usámos para competir e porque o habitat natural dela acabou por ser, semana após semana, a sempre positiva experiência nos trilhos da Serra de Sintra.

Começámos com um pequeno problema na afinação da suspensão frontal que não bloqueava totalmente. Defeito? Não, foi necessário apenas uma afinação no cabo para que tudo ficasse perfeito e em condições. Resolvido isto, seguiram-se muitos kms.

Onde ela ganha vida!

Esta é uma bicicleta de competição… para quem quiser! Quem quiser antes curtir uns trilhos, umas subidas e umas boas distâncias de forma mais descontraída pode fazer desta a sua “arma” de eleição!

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Ficámos impressionados nos trilhos com a sua facilidade em ser conduzida e em corrigir alguns erros causados por “abuso” humano. As suspensões Fox de 120 mm fazem desta Orbea Oiz uma máquina um pouco mais polivalente e quem tiver um “kit de unhas afiado” poderá mesmo aventurar-se em descidas mais viradas para o gravity… Ela “aguenta-se”!

Mas para descer temos antes de subir, e aí o papel principal ficou para outras protagonistas: as rodas Oquo Mountain Performance MP30Team. Este conjunto de rodas é muito leve; aliás, segundo a marca, ficam bem abaixo das 1.400 gramas de peso.

E a leveza de umas boas rodas de BTT é sempre importante, porque em alterações de ritmo a subir elas podem fazer completamente a diferença. E é aqui que o lado mais racing desta Oiz M-Team XTR vem ao de cima.

E podemos dizer mais: este feeling poderia ser aumentado caso trocássemos o pneu Maxxis Rekon Race 2.40″ à retaguarda por outro um pouco mais estreito. Para obtermos um pouco mais de performance a rolar. Mas atenção: estes Maxxis estiveram à altura e mostraram-se também eles bons em diversas condições, e mesmo com alguma lama. Tração máxima.

Transmissão mecânica?

Sim! Num mundo onde as transmissões eletrónicas ocupam cada vez mais os catálogos das marcas, esta Orbea Oiz M-Team XTR equipa com a transmissão mecânica Shimano XTR.

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E não é que funciona na perfeição? É sempre um prazer recordar o que de melhor produz a marca nipónica. Trocas de mudanças sempre precisas e zero desafinações. Impecável, como sempre!

Os pontos “menos” bons…

Durante os nossos testes deparámo-nos com um ponto ou outro que precisa de melhoria. E um deles já foi corrigido no modelo de 2025, pelo menos nas versões mais bem equipadas: a presença de guiador integrado.

O guiador OC MP10 Mountain Performance em carbono que está nesta Oiz é muito competente, mas a largura de 760 mm por vezes deixa-nos “largos” demais. Preferíamos algo ligeiramente mais estreito, 740 mm no máximo… Estamos a ser “picuinhas”, nós sabemos!

Outro detalhe está relacionado com o manípulo de ativação do espigão telescópico. Situado no lado esquerdo do guiador, o mecanismo nem sempre é natural. Encontramos-nos muitas vezes a ter de retirar a mão para baixar o selim e, em alguns cenários onde precisamos mesmo de o baixar, a situação complica…

Contas feitas, temos ‘máquina’!

Esta é uma bicicleta que ronda os 7.000 euros e que, em teoria, poderá agora ficar um pouco mais barata por ser o modelo de 2024. O valor não é coisa pouca, sejamos francos; mas somos da opinião que a Orbea Oiz M-Team XTR entrega muito pelo preço.

Ficha Técnica Orbea Oiz M-Team XTR 2024:

  • Quadro: Orbea Oiz Carbon OMX, Fiberlink, Boost;
  • Suspensão: Fox 34 Float SC Factory 120 Kashima;
  • Amortecedor: Fox Float SL Factory 120mm Kashima;
  • Transmissão: Shimano XTR 12 velocidades (prato 34t; cassete 10-51t);
  • Rodas: OQUO Mountain Performance MP30TEAM;
  • Pneus: Maxxis Rekon Race 2.40″ WT 120 TPI Exo TLR;
  • Avanço: OC Mountain Performance MP10 Alu SL, -10º;
  • Guiador: OC MP10 Mountain Performance em carbono;
  • Espigão:Fox Transfer SL Factory Kashima 31.6;
  • Selim: Selle Italia SLR Boost Fill com rails em titânio.

Mais info:


Crédito imagens: Bernardo Gouveia // Rafael Prazeres // Orbea

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