Pouco menos de duas semanas após a corrida de fundo do Campeonato do Mundo (domingo, 29 de setembro) terá lugar o quinto e último Monumento da temporada de 2024: a Volta à Lombardia!

PUB
Orbea Genius Dealers

Sábado, dia 12 de outubro, 175 corredores partirão para a 118ª edição da clássica das ‘Folhas Mortas’ – alcunha que partilha com a Paris-Tours, que se disputará seis dias antes -, que arranca de Bergamo para 250 quilómetros até Como, que acolherá a meta pela 38ª vez no historial da corrida italiana.

O percurso foi divulgado na terça-feira pela empresa organizadora, RCS Sport.

 

PUB
KTM E-Bikes BTT

São oito as subidas que terão de ser ultrapassadas nesta edição de 2024 da Il Lombardia, incluindo quatro nos últimos 100 quilómetros: Sella di Osigio (5 km a 5,7%), Madonna del Ghisallo (6,3 km a 4,1%), Colma del Sormano (12,9 km a 6,4%) e San Fermo della Battaglia (2,7 km a 7,2%), estando o cume desta última subida a apenas 5,3 quilómetros da meta.

Ausência notada no percurso de 2024 é a subida de Civiglio, que não pode ser percorrida devido a um deslizamento de terras ocorrido no dia 15 de maio e que danificou consideravelmente a estrada.

O final será, por isso, menos duro do que o previsto, mas não será necessariamente menos espetacular, uma vez que os grandes favoritos, incluindo o tricampeão Tadej Pogacar (UAE Emirates), estarão certamente interessados a apontar para Sormano, a quase a 50 quilómetros do final, as suas primeiras movimentações.

Além do percurso, os organizadores revelaram ainda os nomes das 25 equipas que vão competir nesta Volta à Lombardia de 2024. Às dezoito WorldTeam e às três ProTeams selecionadas automaticamente (Lotto Dstny, Israel-Premier Tech e Uno-X Mobility) juntam-se a Team Corratec-Vini Fantini, VF Group-Bardiani CSF-Faizanè, Team Polti Kometa e Tudor.


Crédito da imagem: Tour da Lombardia

PUB
KTM E-Bikes BTT

Também vais gostar destes!