Michael Matthews venceu o Grande Prémio do Quebeque, em que o regressado Tadej Pogacar foi sétimo.
Especialista na primeira das duas etapas canadianas do calendário do WorldTour, que já tinha ganho em 2018 e 2019, o australiano mostrou-se mais uma vez o mais forte no falso plano ascendente para a meta, tornando-se o único recordista de vitória no evento com este terceiro sucesso – nada mais nada menos que o seu 7º pódio nas últimas 8 edições!
Michael Matthews remporte le Grand Prix de Québec pour la 3e fois ! 🏆🏆🏆@blingmatthews wins the Grand Prix de Québec for the third time! 🏆🏆🏆#GPCQM
©️ J. Startt pic.twitter.com/6JItoCAAmd— GPCQM (@GPCQM) September 13, 2024
O corredor da Jayco-AlUla impôs-se o camisola verde do Tour, o eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty), e o mais surpreendente francês Rudy Molard (Groupama-FDJ), que alcançou o seu melhor resultado da temporada com este pódio.
No entanto, a menos de dois quilómetros do fim, seria difícil apostar este trio. Após o trabalho de desgaste da UAE Emirates, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e depois Tadej Pogacar fizeram duas grandes acelerações em rápida sucessão, e na do esloveno apenas o belga Arnaud De Lie conseguiu responder.
De resto, a equipa Lotto Dstny chegou a estar três contra um contra Pogacar, mas o pelotão acabou por anular a situação de corrida sob a bandeira vermelha, e o cenário inverteu-se.
De Lie pagou pelos seus esforços e terminou apenas em 13º, enquanto Pogacar acabou por se contentar com o 7º lugar. A Visma Lease a Bike colocou dois ciclistas no top-5 com Tiesj Benoot e Per Strand Hagenes.
Crédito da imagem: GPCQM Twitter – https://x.com/GPCQM/status/1834654931820986851/photo/1