Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024
Partilha!Tweet A nova geração da BTT hardtail da marca substitui o característico IsoSpeed pelo novo sistema IsoBow e ainda eleva o curso da suspensão para 120 mm. Mais há mais melhorias nesta versão em carbono! A Trek Procaliber é a famosa hardtail de BTT da marca norte-americana e agora, a juntar às versões mais recentes com quadro em alumínio, eis que chegam agora três montagens que constituem o novo modelo de 2025 com quadro em carbono. É a nova Trek Procaliber Carbon!PUB E chega com uma grande novidade, que é mais uma substituição. O pormenor mais interessante e disruptivo da Procaliber era o sistema Trek IsoSpeed, algo que destacámos no teste que fizemos à Procaliber 9.8 de 2022. Trata-se da a combinação de uma membrana em borracha com um pivot oscilante cuja missão é “suavizar o efeito desconfortável das pequenas lombas e das trepidação dos trilhos”. Mas agora, com a nova Procaliber Carbon de 2025, eis que o IsoSpeed dá lugar a uma nova tecnologia: o IsoBow. Continua a ser um sistema que está na união entre o tubo do selim e o ponto onde o top tube dá origem às escoras, mas agora o conceito é muito diferente: deixa de estar ali uma membrana em borracha e o que lá encontramos é um engenhosa forma de “moldar” o carbono naquele ponto do quadro. Pelas palavras da Trek e pelo que se pode ver, o IsoBow prolonga os tirantes, que são os estreitos tubos da parte de cima do triângulo traseiro, para além do tubo do selim e liga-os diretamente ao top tube. Na intersecção há uma estrutura fina, simples, que sofre flexão controlada para absorver vibrações e impactos. Ficamos ansiosos por testar este novo sistema! Isto permite estes tubos flexionem e dissipem as vibrações causadas por raízes, pedras e trilhos mais técnicos. “Isto aumenta o conforto e permite poupar energia para subidas e ataques explosivos, ao mesmo tempo que reduz material para uma condução não só mais confortável, mas também mais leve”, garante a marca.PUB Mas há muito mais a ter em conta nesta nova versão da Procaliber, e continuando com um ponto também importante: a suspensão dianteira de 120 mm em todas as montagens! Esta passa a ser bicicleta de XC da Trek com mais curso de amortecimento à frente. Depois, a geometria foi toda regista, até pelo que podemos ver pelas imagens. O ângulo da direção passa de 68,8 para 67 graus, enquanto o ângulo do tubo de selim sobe de 73,8 para 74,3 graus. O reach é agora de 460 mm (no tamanho L), quando antes era de 450 mm. PUB A Trek garante que a Procaliber Gen 3 é para todos os atletas de XC, dos amadores aos prós. E assim poderá ser, pois a bicicleta parece agora ter evoluído para um conceito mais de acordo com as tendências atuais do segmento. Olhemos também para o quadro em carbono. O da geração anterior pesavaa 1.350 gramas e este, agora, pesa apenas 1.150 gramas. Itens como o bloqueio de rotação da direção, por exemplo, foram excluídos, para fazer baixa o peso. Há mais clearance para os pneus mais largos (até 2,4”), há compatibibilidade total para instalação dos sistema de desviadores recentes (sem dropout) e as pinças de travão são “flutuantes”, como na Trek Supercaliber Gen 2, a mais recente, que já tivemos oportunidade de testar a fundo! A bicicleta dá prioridade à leveza sobre o conforto, ao manuseamento sobre a estabilidade e à performance sobre o amortecimento, referem, por isso está claramente talhada para a competição e para andar depressa! As três configurações da nova Trek Procaliber Carbon são as seguintes (complementam a oferta com quadro em alumínio), com pesos e preços (vê todas as características no site da marca, link abaixo):PUB Procaliber 9.5 Gen 3 | 12,13 kg | 1.799 euros Procaliber 9.6 Gen 3 11,08 kg | 2.229 euros Procaliber 9.7 AXS Gen 3 | 10,58 kg | 4.009 euros Mais info: www.trekbikes.com/pt
Bikes Nova Mondraker Arid Carbon: o gravel tem limites? Talvez não… [com vídeo] A nova Mondraker Arid Carbon foi feita para despertar os teus sentidos, sejam eles a adrenalina da competição ou a acalmia de uma ... Por GoRideHá 1 dia
Bikes Nova Pinarello F1: agora sim, a série está completa! A Pinarello F1 vem completar a gama F da marca italiana, mas as novidades alargam-se também às suas 'irmãs', agora com novas cores. Por GoRideHá 1 dia
Bike Check Bike Check: Mondraker Prime R, a ‘receita básica’ das e-BTT? A Mondraker Prime R é uma e-bike hardtail orientada para o trail. Quadro em alumínio, suspensão de 120 mm e motor Bosch Performance ... Por GoRideHá 3 dias
Bike Check Bike Check: Giant TCX Advanced Pro 2, a ‘best seller’ do ciclocrosse A Giant TCX Advanced Pro 2 é a mais vendida da marca na categoria de ciclocrosse. Mas o que faz desta bicicleta uma ... Por GoRideHá 3 dias
Bikes Nova KTM Revelator Alto Elite LTD64: edição limitada, mas com preço acessível? Esta KTM Revelator Alto Elite LTD64 recebe a distinção dos 60 anos da Industrial Art e o preço não é de todo proibitivo. Por GoRideHá 4 dias
Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024