O espigão telescópico Fox Transfer teve a sua versão mais recente há pouco tempo, com mais cursos e novas características, mas agora surge algo verdadeiramente revolucionário, parece-nos: o novo Fox Transfer Neo, um novo modelo totalmente sem fios e que pode ser ajustado e configurado através da app Fox Bike instalada no smartphone. Mas há muito mais!

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Os apreciadores da marca já pediam um modelo wireless há algum tempo e a Fox fez-lhes a vontade. O novo Transfer Neo traz mais curso máximo, reduz ao máximo as dimensões da bateria integrada e também os pesos, garante o fabricante, “eliminando todas as funções não essenciais deste sistema em prol da velocidade. Quão rápido? Mais de 100 vezes que o Bluetooth e 20 vezes que o concorrente mais próximo”.

Todos os elementos do Transfer Neo foram concebidos, testados e melhorados através do programa da Fox Racing Applications and Development (RAD), apresentando um design externo que reduz a altura da pilha, aumenta o espaço entre a bateria e o pneu traseiro e instala uma alavanca no guiador mais compacta.

Para eliminar os problemas de espaço dos pneus encontrados pelos espigões wireless em certos quadros, a bateria e o controlador do Transfer Neo estão colocados na parte inferior exposta do espigão, logo acima da braçadeira do quadro, em vez de imediatamente abaixo do selim.

“O Transfer Neo permite-nos ter uma bicicleta mais manobrável nas descidas, com a segurança acrescida do selim não interferir nas zonas mais inclinadas”, diz a Fox, mencionando ainda que “repensar o design externo tornou possível produzir uma opção de 200 mm de curso em todos os diâmetros, dando aos ciclistas mais altos a opção de um espigão de longo curso”.

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O manípulo no guiador tem uma zona de contacto do polegar revestida a borracha, com um ponto de ativação mais curto. Isto significa que a alavanca pode ser rodada mais para baixo do guiador, evitando o contacto do manípulo com o nó do polegar do ciclista. Esta posição também reduz as hipóteses de contacto entre a manete e o tubo superior da bicicleta.

O manípulo leva uma pilha CR2032 (autonomia estimada de até um ano), é montado sem ferramentas, tem opções de fixação standard de 22,2 mm, Matchmaker e I-SPEC EV, apresenta um botão de emparelhamento e um indicador LED, tem certificação IPX7 e pesa 62 gramas.

Com a já referida app é possível colocar o espigão no modo Bike Park Mode, que desativa temporariamente o Transfer Neo evitando a extensão acidental ao descer. Para desativar basta depois pressionar a alavanca quatro vezes.

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Por outro lado, o modo Transporte foi concebido para conservar a energia da bateria do Transfer Neo durante o transporte. Com a ativação deste modo, o Transfer Neo desliga-se automaticamente e a funcionalidade Shake to Wake é desactivada. Para desativar o modo Transporte, basta deixar cair a traseira da bicicleta a alguns metros do chão ou retirar e voltar a colocar a bateria.

Outras características incluem pressão regulável através de uma válvula Schrader no topo do espigão, duração prevista da bateria “geral” entre 30 e 40 horas, intervalos de manutenção a cada 8.000 acionamentos e 26 milissegundos desde o acionamento do manípulo até ao movimento do espigão.

Opções de curso entre 125 e 200 mm em todos os diâmetros (30,9, 31,6 e 34,9 mm), disponível na versão Factory, com revestimento Kashima, e na Performance Elite (apenas em OEM), pesos desde 528 gramas (dependendo da medida e do curso máximo) e preço de 1.370 euros.

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