A icónica subida à Senhora da Graça voltou a ser decisiva na Volta a Portugal, provocando uma reviravolta na classificação geral. Abner González (Efapel Cycling) venceu na mítica subida, e Artem Nych (Sabgal-Anicolor) é agora líder da classificação geral.

PUB
Giant TCR 2024

A décima etapa da 85ª edição da Volta a Portugal percorreu 170,8 quilómetros e começou a agitar-se logo ao quilómetro 13, quando um grupo de 29 ciclistas conseguiu escapar do pelotão. Este grupo incluía três corredores dos 15 primeiros da geral: Artem Nych, Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Jesus del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

A ABTF Betão-Feirense tentou ao máximo conter as diferenças para Afonso Eulálio. O camisola amarela ainda atacou na tentativa de reduzir a vantagem para a frente da corrida, contudo, a iniciativa não vingou e Afonso Eulálio terminou o dia a mais de quatro minutos da frente, descendo para o sexto lugar da geral, a 1m50s do líder.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

PUB
Pirelli

Abner González (Efapel Cycling) foi o grande vencedor do dia no alto da Senhora da Graça, uma subida mítica na Volta a Portugal, o que lhe concedeu também a subida ao segundo posto da geral. Artem Nych cruzou a meta em segundo lugar (e é o novo líder) e David Delgado (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) fechou o pódio da etapa.

Colin Stüssi (Team Vorarlberg), que era segundo na geral antes da etapa, terminou em 13.º lugar, a 3m21s, caindo para terceiro, a 53 segundos do novo líder. O top-10 sofreu grandes alterações, com movimentações de peso e imprevisíveis até á dureza da Graça.

Top-10 após a etapa

 

Mais info:


Crédito imagens: Matias Novo / Podium Events

Também vais gostar destes!