Novo dia e novo recorde para Tadej Pogacar nesta Volta a França. No sábado, o esloveno bateu o recorde de Lance Armstrong no Pla d’Adet, melhorando o tempo do norte-americano em mais de dois minutos, e no dia seguinte esmagou o registo de Marco Pantani no Plateau de Beille.

PUB
Beeq

Segundo cálculos do Lanterne Rouge, especialistas na matéria, Pogacar bateu o recorde do trepador italiano na famosa subida dos Pirenéus, de 15,7 quilómetros a 7,9% de inclinação média.

Pantani tinha-a feito em 43.28 minutos em 2008, o esloveno fixou novo recorde em… 39.50 minutos, melhorando o tempo do Pirata em mais quase 4 minutos – no final de uma etapa de quase 200 quilómetros e 5000 metros de desnível acumulado.

PUB
Nova Mondraker Arid

De notar que o líder do Tour 2024 não é o único a ter baixado o antigo recorde. Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel também foram muito mais rápidos do que Pantani.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Mas o que é ainda mais impressionante, para os amantes dos dados, são as estimativas de potência que Pogacar terá desenvolvido nesta subida. O esloveno conseguiu simplesmente o melhor desempenho de sempre: 6,98 w/kg em 39.50 m, ainda segundo o Lanterne Rouge.

Comparando, Jonas Vingegaard debitou 6,85 w/kg em 40.58 m, o melhor desempenho na sua carreira. “Provavelmente tive uma das melhores exibições da minha vida”, admitiu o dinamarquês no final… o que o colocou a mais de um minuto do seu rival!

Froome, Contador, Riis, Armstrong, Ullrich, Pantani… nenhum destes corredores jamais atingiu o nível nas montanhas que Tadej Pogacar demonstrou no domingo!


Créditos da imagem: UAE Team Emirates Twitter – https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1812517302497075426/photo/2

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!