Tadej Pogacar (UAE Emirates) vence em solitário a 14ª etapa da Volta a França, num dia marcado pela classe e habilidade tática da Emirates. Jonas Vingegaard perde tempo e João Almeida mantém-se no quarto posto da geral.

PUB
Cube Stereo ONE

Hoje era o primeiro dia de Pirenéus na 111ª edição da Volta a França. A etapa de hoje oferecia 152 kms de traçado e algumas das míticas montanhas do Tour, como por exemplo, o Col du Tourmalet…

A fuga fez-se numerosa mas não estava destinada a vencer. Ben Healy (EF Education Easy-Post) foi o último homem a ser alcançado, já dentro dos 6 kms finais na subida de Saint Lary Soulan Pla D’adet.

Contudo, a luta pela geral estava cá atrás, num pelotão já muito reduzido e selecionado pelas dificuldades desta primeira etapa nos Pirinéus. A UAE Emirates entrou na subida final a encabeçar o grupo, como o fez durante praticamente toda a etapa.

João Almeida (UAE Emirates) entrou ao trabalho já dentro dos 10 kms finais, aumentado ainda mais o ritmo de subida. Pouco depois é Adam Yates (UAE Emirates) quem sai ao ataque e sem resposta direta de nenhuma equipa rival.

O que é certo é que Adam rapidamente alcançou Ben Healy, encurtando uma diferença de 1 minuto para 30 segundos em pouco metros. Com a Visma a controlar agora o grupo, Almeida resguarda-se e Tadej Pogacar ataca e faz a ponte para Yates.

Vingegaard responde mas sem explosividade, Remco Evenepoel segue na sua roda mas não iria conseguir manter o ritmo do dinamarquês. O braço de ferro entre o primeiro e o segundo à geral da Volta a França 2024 foi forte, mantendo-se nos 10 segundos de diferença durante algum tempo…

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

A ajuda de Yates a Tadej não durou muito tempo, e Pogacar arranca sozinho ao pressentir o aproximar de Jonas. O ciclista esloveno e atual camisola amarela revelou-se depois o mais forte do dia, ao conseguir cruzar a meta em primeiro e a deixar Vingegaard a 39 segundos.

Remco Evenepoel fechou o dia no terceiro lugar da geral. João Almeida terminou na 12ª posição, a 1m31, mantendo o quarto lugar à geral por 8 segundos para Carlos Rodriguez (Ineos-Grenadiers).

Mais info:

Também vais gostar destes!